You are currently viewing Saiba como funcionam as horas complementares

Saiba como funcionam as horas complementares

O surgimento de dúvidas ao ingressar em uma universidade é muito comum entre os alunos, principalmente a respeito das obrigações acadêmicas que estarão por vir na graduação. Uma delas é o cumprimento das horas complementares, para que elas servem e como consegui-las com facilidade. Veja algumas informações que separamos para você entender melhor sobre o assunto sem complicações:

O que são?

As horas complementares são atividades extracurriculares obrigatórias dentro de uma graduação de ensino superior, sendo previstas em lei e instituídas pelo Ministério da Educação (MEC).

Essas atividades devem ser realizadas simultaneamente aos estudos, durante o período da formação. Além disso, é necessário que sejam relacionadas às temáticas do curso e área de atuação escolhidas.

Uma outra característica importante das horas complementares é que elas possuem divisões, podendo ser de cunho acadêmico, quando se tratam de convenções ou palestras, por exemplo; científico, se forem ligadas a pesquisas e projetos técnicos, de iniciação científica; ou cultural, como atividades voltadas para a Arte ou até mesmo ações sociais.

Cada curso e instituição de ensino exigem uma quantidade diferente e específica de horas complementares para que a graduação seja concluída. Sem esse requisito cumprido, não é possível garantir o diploma superior.

Para que servem?

Um bom aproveitamento das aulas e atividades oferecidas pela Instituição é essencial para concluir a graduação preparado para uma carreira de sucesso na área escolhida. Porém, outras formas de adquirir conhecimento e experiência também são bem vindos nesse percurso.

Apesar da formação no ensino superior ser considerada suficiente para a capacitação e o exercício de determinadas profissões, nem todas as instruções e aprendizados serão conquistados na grade curricular do curso.

As atividades e eventos extracurriculares podem proporcionar muito mais do que horas complementares, sendo uma maneira de agregar ainda mais valor às suas competências e ao seu currículo.

Contar com certificados de cursos de extensão, de participação em eventos, congressos e ações sociais pode ser um diferencial para quem busca vantagens no mercado de trabalho. É uma forma de se destacar positivamente, pois indica que você possui conhecimentos além do esperado com a formação acadêmica, ou seja, o candidato pode oferecer mais do que o exigido para determinada vaga ou cargo, o que chama bastante a atenção de empresas e instituições.

Como conseguir?

A notícia boa é que as horas complementares são relativamente fáceis de serem obtidas, ainda mais se o seu curso tiver uma duração mais longa.

Cursos livres presenciais e on-line, congressos, eventos, palestras, projetos de extensão e iniciação científica, estágios, monitorias, trabalho voluntário e participação em ações sociais podem render a conclusão das horas complementares exigidas pelo seu curso.

No UniCV, os alunos têm acesso às atividades complementares durante toda a graduação. Logo no início do ano acontece o Trote Solidário, uma campanha que visa arrecadar materiais escolares e livros didáticos para crianças. As doações serão destinadas ao Abrigo Municipal de Maringá e sua ação pode garantir além de mais qualidade e incentivo aos estudos, 10 horas complementares.

Arrecadações do último Trote Solidário do UniCV (2022)

Além do Trote, anualmente ocorrem as semanas acadêmicas específicas de cada área, onde você pode assistir palestras e workshops relacionados ao seu curso. Por exemplo, se você é aluno de Pedagogia ou demais cursos de licenciatura, é interessante participar do Congresso de Educação, que neste ano ocorre entre os dias 17 e 20 de abril. O Ciclo de Estudos também pode ser uma opção, ainda mais porque abrange todas as graduações.

Para quem busca uma carreira no empreendedorismo, o Day One e o Esperançar são ótimas oportunidades de não apenas garantir horas complementares, mas também de estar ainda mais atualizado sobre o mercado de trabalho e até mesmo dar os primeiros passos no seu negócio.

Legal, não é? No fim das contas, participar das atividades extracurriculares acaba deixando de ser somente um requisito para concluir a graduação, não se limitando a obter horas complementares. Elas se tornam uma segunda recompensa, afinal, o principal objetivo dessas dinâmicas é adquirir cada vez mais conhecimento e experiências em sua futura área de atuação.

Texto por Lara Beatriz Arantes