UniFCV é reconhecida pelo MEC? Qual é a sua nota?

UniFCV é reconhecida pelo MEC? Qual é a sua nota?

É muito comum alguns estudantes terem dúvidas na hora de escolher uma Universidade para estudar. Afinal, são inúmeras as considerações necessárias para realizar a escolha, como por exemplo a estrutura física da instituição, qualificação do corpo docente, preparação para o mercado de trabalho, localização da mesma dentre outros fatores. 

Para te ajudar nessa decisão, um dos caminhos é recorrer à nota do MEC. O MEC (Ministério da Educação) possui um mecanismo de classificação que auxilia os futuros acadêmicos. 

A nota do MEC, que vai de uma escala de 1 a 5, reflete o desempenho das Universidades, Centro Universitário e Faculdades em avaliações realizadas pelo órgão. O objetivo é verificar se os cursos disponibilizados e oferecidos para os alunos possuem os requisitos mínimos e padrões de qualidade de ensino.

Existem três indicadores que se referem à instituição de ensino como um todo, funcionando como um parâmetro geral de qualidade:

  1. IGC (Índice Geral de Cursos): Leva em consideração as avaliações recebidas por todos os cursos de Graduação e Pós-Graduação da instituição nos últimos três anos, e a distribuição de alunos entre os diferentes níveis de ensino.
  2. CI (Conceito Institucional): Para atribuir essa nota, o MEC envia um grupo de especialistas às instalações do Centro Universitário, que analisam fatores como: estrutura oferecida aos alunos, qualificação do corpo docente e políticas de ensino.
  3. CI-EAD: É o Conceito Institucional que se refere especificamente ao ensino a distância (EAD). Por isso, é uma nota importante a ser considerada na hora de escolher um curso de graduação EAD ou semipresencial.

Para todos esses indicadores (IGC, CI e CI-EAD), a faculdade recebe uma nota de 1 a 5. Veja o que essas notas significam:

  • Notas 1 e 2: Indicam que a instituição de ensino não cumpre os requisitos básicos de qualidade estipulados pelo MEC. Logo, faculdades com essas notas não são uma boa opção.
  • Nota 3: Aponta que a faculdade atende aos requisitos de qualidade exigidos pelo MEC e, portanto, é uma boa escolha.
  • Notas 4 e 5: Instituições com essas notas podem ser consideradas acima da média ou excelentes no cumprimento das exigências do MEC.

Entender como é calculada a nota do MEC não é uma tarefa fácil, já que são feitos inúmeros raciocínios com base em fórmulas e estatísticas complexas. O mais importante é que você compreenda a diferença entre cada um desses conceitos que revelam se uma faculdade está tendo um desempenho, no mínimo, satisfatório.

Vem ser UniFCV!

Por esse motivo, recomendamos que você venha para a UniFCV! Nosso Centro Universitário é nota 4 no MEC. Esse resultado mostra o esforço para oferecer aos seus alunos um ensino dinâmico, inovador, atual e completo.

Nicolle Alves

Comunicadora apaixonada em contar breves histórias do cotidiano. 📚 Redatora, produtora de conteúdo, social media e muito curiosa nas horas vagas. Graduanda em Gestão de Marketing pela Faculdade Cidade Verde - UniFCV.