You are currently viewing O que é Graduação e qual curso escolher?

O que é Graduação e qual curso escolher?

Quem nunca ouviu a pergunta, “O que você quer ser quando crescer?”. É algo muito comum sair do Ensino Médio e as pessoas à sua volta como professores, amigos e familiares, falarem e te incentivarem a realizar um curso superior, e com isso surgem diversas dúvidas. Perguntam o que você gosta de fazer, qual profissão você tem mais afinidade, qual área você pretende seguir, entre outros questionamentos.

Mas você realmente sabe para que serve o curso de Graduação? Se você ainda tem dúvidas, calma que vamos te explicar.

A graduação, também chamada de “ensino superior”, é o curso que você irá entender, aprender e aprimorar as suas habilidades na área que escolheu seguir. É responsável por formar profissionais, pela produção de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento da sociedade. Com a formação superior completa, permite a você exercer a profissão para a qual se graduou, ocupando uma vaga mais qualificada e, em geral, melhor remunerada no mercado de trabalho.

A graduação pode ser classificada de três maneiras: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Bacharelado: Os cursos de bacharelado têm formação em média de 4 a 5 anos. Eles formam profissionais para atuar em carreiras específicas, como os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia, Arquitetura, entre outras possibilidades que podem ser encontradas aqui na UniFCV.

Tecnólogo: Esta modalidade de ensino conta com uma carga horária menor, o que proporciona para o aluno uma formação mais rápida, geralmente duram entre 2 a 2,5 anos. As pessoas formadas nesses cursos são conhecidas como tecnólogos. Os cursos são mais objetivos, com ensino mais técnico e prático, como os cursos de Marketing, Logística, Serviços Jurídicos, Gestão de Recursos Humanos, entre outros.

Licenciatura: É o modelo de curso voltado para a formação de professores, indicada para quem quer lecionar. É a condição de licenciado que dá ao profissional a permissão para dar aulas em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Geralmente os cursos duram em média 4 a 5 anos, entre os cursos podemos destacar Pedagogia, Matemática, Ciências da Religião, Geografia e etc.

E você? Já tem uma ideia sobre qual curso de Graduação quer fazer?

Se você ainda está com dúvidas, acesse o nosso teste vocacional gratuito. O teste analisa os seus interesses, suas habilidades e te dá opções de caminhos a seguir, se baseando no que você se interessa e no que você é bom fazendo. Para realizar é só clicar no banner:

Nicolle Alves

Comunicadora apaixonada em contar breves histórias do cotidiano. Redatora, produtora de conteúdo, social media e muito curiosa nas horas vagas. Graduanda em Gestão de Marketing pela Faculdade Cidade Verde - UniFCV.