You are currently viewing 5 cursos para quem é de exatas

5 cursos para quem é de exatas

Já ouviu aquela frase: “quem gosta ama, quem não gosta odeia”? Ela representa bem o assunto quando se trata em falar sobre a área de exatas. Afinal, quem nunca passou ou presenciou um certo temor diante de uma prova de física, matemática ou química?
As disciplinas da área de exatas são fundamentais não apenas na vida escolar, mas imprescindível no dia-a-dia, pois grande parte de qualquer atividade cotidiana, exige algum esforço numérico. As Exatas formam o alicerce de profissões importantes para o desenvolvimento de qualquer região ou país.
É um segmento que engloba os estudos de raciocínio lógico, cálculos precisos e por isso assusta muita gente, mas sem ele seria difícil a sobrevivência no mundo capitalista. Não haveria tecnologia, comércio, indústria, enfim, é difícil mencionar algo que não tenha por trás da sua existência uma influência das Ciências Exatas.

Se você tem afinidade com a área de exatas, conheça cinco cursos que o UniCV oferece e veja qual mais se identifica.Engenharia Civil

Construções de pontes, arranha-céus, castelos, barragens e tantas obras de tamanha complexidade são atribuições de um Engenheiro Civil. É uma profissão notória, que faz de inúmeros lugares, atrações turísticas pelas obras memoráveis que se transformam em grandes marcos históricos. É também uma área de grandes responsabilidades, pois envolve a estabilidade e a segurança da edificação, por meio de cálculos estruturais exatos, análises dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados.
O Engenheiro Civil é o profissional designado a criar e executar projetos de infraestrutura e manutenção, desde obras completas como a construção de um aeroporto, até a reforma de uma pequena residência. Além do papel tradicional voltado à construção civil, a profissão oferece outros setores de atuação, tais como o estudo dos solos e materiais, insolação e ventilação local, definição dos tipos de fundação, etc. Pode atuar na gestão, liderando equipes, na administração de recursos prediais, entre outros.

Arquitetura

Se você já ficou impressionado ao passar por alguma obra, e extasiado diante da grandeza e magnitude do local, pode ter certeza, que por trás do belo resultado final, existem horas de trabalho de um Arquiteto. Há inúmeras construções que são verdadeiras obras de arte, e todo aparato visual, funcional e cultural é obra de um profissional capacitado.
O Arquiteto é o profissional designado a realizar e executar projetos de espaços internos e externos, assim como construções e reformas, primando pela funcionalidade, design e conforto, de acordo com o objetivo do cliente, análise do ambiente, cultura e região. Também pode atuar na reforma de obras já existentes, como na preservação do patrimônio histórico.

Engenharia da Computação

É difícil imaginar uma empresa, de qualquer tamanho ou setor, que não precise de computadores e sistemas para funcionar, além de constantes atualizações e criação de sistemas de informática mais eficientes. Hoje, praticamente em todas as áreas há uma grande necessidade de profissionais para trazer soluções para a vida real usando computadores, um dos principais atributos da Engenharia da Computação, que tem foco no desenvolvimento de hardwares e criação de softwares.
Os softwares desempenham um papel central na execução de diversas atividades: governamentais, bancos, finanças, educação, transporte, entretenimento, medicina, agricultura, indústria, direito, entre outros. Também mantêm em funcionamento vários serviços eletrônicos e programas sociais de larga escala, fornecimento de energia elétrica, redes de telecomunicações, serviços de transporte aéreo, caixas eletrônicos, cartões de crédito, bolsas de valores, mercadorias e muito mais. Engenharia de Sistemas

Os sistemas hoje movem o mundo da tecnologia e de inúmeros processos, isso porque praticamente tudo que se faz, requer um sistema que possibilite o seu funcionamento, desde situações muito simples, até as mais complexas. Por exemplo, se você acessa o calendário do seu celular para agendar um compromisso ou quando o piloto de um avião pressiona algum botão de comando, precisa de um sistema para que esse processo funcione. Os sistemas facilitam a vida das pessoas, tanto na simplicidade do cotidiano, quanto nos controles de grandes empresas, exemplo notório é a Internet, que é um sistema em rede.
O curso de Engenharia de Sistemas forma profissionais capacitados a planejar e organizar estratégias para sistemas artificiais complexos, colaborando para o desenvolvimento, implementação e melhorias das plataformas tecnológicas para diversas áreas, realizando o levantamento de funcionalidades, documentação, interface com usuários, requisitos, operação, custos, performance, desenvolvimento, segurança, treinamento, instalação e muitos outros. É uma das profissões indispensáveis deste século.

Engenharia de Aplicação

A área das Engenharias existe para aplicar o conhecimento para a melhoria da qualidade de vida, por meio do desenvolvimento de ferramentas, equipamentos e objetos úteis. Os engenheiros na sua forma primitiva, já atuavam de alguma forma, seja com facas, lanças, pedras ou qualquer objeto que possibilitasse uma construção, adaptação, algo para melhorar os seus contextos de vida.
O Engenheiro de Aplicação, assim como os demais profissionais das engenharias é treinado para resolver problemas, conhece todos os detalhes e processos por trás de uma estrutura complexa, e é capaz de apresentar soluções práticas, pautadas no conhecimento técnico e científico. Planeja e desenvolve documento de projetos e produtos, com dados sobre detalhes técnicos, especificações, prazos e estimativa de custos, avalia processos e levanta informações para interpretar as necessidades de negócios do cliente.
Além dos cursos de graduação, o UniCV oferece também um cardápio vasto de opções de cursos de pós-graduação na área de Exatas. Acesse o site e conheça.