You are currently viewing Confira 4 dicas importantes para passar na OAB com tranquilidade

Confira 4 dicas importantes para passar na OAB com tranquilidade

Você passou cinco anos estudando no curso de Direito e ainda tem mais um desafio pela frente: passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Esse é um dos grandes temores dos graduados, pois a aprovação no “Exame da Ordem”, como é popularmente chamado, é o principal requisito para advogar no Brasil, assim como de grande parte dos concursos públicos da área jurídica.

A prova da OAB é dividida em duas fases. Na primeira, são 80 questões objetivas de múltipla escolha. É necessário acertar 50% da prova para poder realizar a 2ª fase.

Na segunda etapa, a prova é integralmente discursiva, em que o bacharel em Direito precisa resolver quatro questões e a elaborar uma peça profissional que terá como tema a especialidade selecionada pelo candidato no momento da inscrição e prevista em Edital, valendo 10 pontos.

Confira algumas dicas preparadas pela equipe do UniCV para você garantir a sua carteirinha vermelha:

Conheça o edital

Se em um concurso público conhecer o edital é requisito, da mesma forma é no Exame da Ordem. Justamente por isso, é importante ler com atenção o edital e estar atento a todas as notícias que circulam sobre a prova.

A partir das informações do edital é possível traçar um planejamento de estudos, pois esses dados podem ser estratégicos no momento de esclarecer dúvidas e elaborar um cronograma, além de fornecer outras instruções como os prazos de inscrições e demais procedimentos.

O conteúdo da prova é extenso, pois reúne assuntos ministrados em cinco anos de graduação. Justamente por isso, um cronograma de estudos é necessário, tanto para a organização quanto para não correr o risco de deixar algum conteúdo de fora. Além disso, cada fase da prova requer uma preparação diferenciada, que deve estar prevista neste planejamento.

Uma boa dica é fazer uma análise das questões que costumam ser cobradas com frequência, e então empenhar-se com reforços extras nessas temáticas. É importante também estar atento às notícias sobre o exame, como eventuais retificações, mudanças no cronograma ou indicações de locais de prova. Por isso, sempre mantenha-se atualizado do site da OAB.

Preparação para a 1ª Fase

A prova é composta de 80 questões objetivas, de múltipla escolha, valendo 1 ponto cada. Para obter aprovação, o candidato deve acertar no mínimo 40 questões. Nesta fase, não é permitida consulta a nenhum tipo de material e a prova tem duração de 5 horas.

Aprenda praticando! Resolver questões é uma técnica muito eficiente para passar na primeira fase. Além disso, essa prática mostra as dificuldades e vulnerabilidades de cada candidato.

Esse treino dará indicativos sobre os temas que precisam de um reforço extra, e ainda a oportunidade de observar qual o nível de complexidade que é exigido de cada disciplina.

Além disso, a resolução das questões ajuda a fixar o conteúdo, e possibilita uma visão mais apurada para identificar as minúcias da prova, aquelas famosas “pegadinhas”, palavras “truncadas” que confundem, promovendo uma experiência que treina o cérebro a estar mais atento aos detalhes.

Também é uma oportunidade para filtrar os assuntos mais cobrados e revisar de maneira mais dinâmica e rápida os conteúdos aprendidos. Essas percepções são importantes para situar o candidato sobre seus pontos fortes e fraquezas, direcionando para um estudo mais aprofundado e estratégico.

A partir de 2023, foram incluídas na 1a fase do exame, mais três disciplinas obrigatórias: Direito Financeiro, Direito Eleitoral e Direito Previdenciário. A inclusão, no entanto, não
altera o número de questões total do exame.

Treinando a escrita

Após aprovação na 1ª fase, o candidato estará apto a realizar a segunda etapa, na qual deverá escolher um tema para dissertar, pensado estrategicamente de acordo com a maior afinidade e conhecimento do assunto. Um bom indicativo, é optar pela área em que pretende atuar após a aprovação, que costuma ser as de maior conhecimento.

A escolha do assunto acontece no momento da inscrição. As temáticas disponíveis são: Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Processual Penal, Direito do Trabalho e Direito Processual Trabalhista, e Direito Tributário.

É preciso treinar a escrita dentro do modelo que deve ser seguido. Além disso, é exigido que o candidato demonstre o domínio da língua portuguesa, das regras gramaticais e que apresente um texto completo, bem fundamentado, estruturado e coeso.

Se beneficie com os recursos tecnológicos

A internet oferece inúmeros recursos para o aprendizado. Você pode encontrar com facilidade uma infinidade de conteúdos, vídeo-aulas, dicas de professores gabaritados, lista de exercícios, blogs especializados; além da possibilidade de participar de fóruns, onde é possível tirar dúvidas, compartilhar conhecimentos e ter indicações de livros que ajudam a ter um excelente desempenho na prova.