You are currently viewing Vamos de bike?

Vamos de bike?

Você já pensou em trocar o carro ou transporte público pela bicicleta? Se sua resposta for não, esse artigo é um convite para reflexão, e te adianto, vale a pena pensar sobre isso.

Se você tem consciência da necessidade de fazer exercício físico, mas na correria acaba adiando, e sabe que é preciso atitudes que contribuam de alguma forma para a sustentabilidade do meio-ambiente, trocar o carro pela bike pode revolucionar a sua vida e da sua comunidade em vários aspectos.

A cada dia o número de carros circulando pelas ruas aumenta, o que resulta em congestionamentos no trânsito, engarrafamentos e todo stress decorrente disso. A queima de combustíveis fosseis proveniente dos automóveis é altamente prejudicial ao meio ambiente, sem contar a frustração de chegar em casa ao final do dia e não ter ânimo e disposição para ir para à academia ou praticar algum esporte com frequência.

Ir para o trabalho ou para a faculdade pedalando, além de ser um meio de transporte não poluente, ainda pode melhorar a sua saúde e qualidade de vida e te ajudar a economizar. Por esses e outros motivos, a prática está ganhando cada vez mais espaço e se tornando a escolha de muitas pessoas. Como prova disso, houveram aumentos expressivos na venda de bicicletas nos últimos anos.

Um levantamento realizado pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) com centenas de lojistas de todo o país revela que as vendas de bicicletas em 2020 bateram recordes no território nacional – com crescimento de 50% em comparação a 2019.

O Brasil está se ajustando a essa nova concepção, e Maringá, sede do UniCV, é um exemplo de cidade que tem se adequado à nova realidade, com construções de ciclovias em diversas regiões do município. O uso das bikes, além de não causar poluição ambiental, promove uma rotina saudável de exercícios. Segundo o livro “Cycling for Health and Fitness”, há uma queima de 420 calorias a cada hora pedalada de forma leve.

Mas antes de adquirir a sua bicicleta, é importante pensar também que há alguns cuidados necessários, seja para ir ao trabalho ou passear, que visam o conforto e a segurança do ciclista. Conheça as principais dicas:

Check-up

Saber se está apto a praticar exercício físico, e com qual intensidade, é o primeiro passo. O diagnóstico pode evitar que haja alguma lesão ou uma sobrecarga cardíaca. Por isso, vale agendar uma consulta médica para obter a opinião de um profissional.

Escolher a bicicleta ideal

Existem bicicletas para cada biótipo e finalidade. É importante que essa escolha seja feita de forma adequada ao seu corpo para evitar dores, lesões e desconforto ao pedalar. Tendo isso em vista, é interessante ir em lojas especializadas que contam com equipes de atendentes que saberão te ajudar nessa escolha, indicando qual o modelo ideal para você.

É preciso também adquirir equipamentos de segurança para evitar acidentes. O capacete é o item básico que todo ciclista deve usar, sem exceção. Mas além do capacete, alguns aparatos extras podem garantir que qualquer queda ou colisão com a bicicleta resultem apenas em pequenos arranhões de fácil recuperação.

Roupas confortáveis

Além da escolha da bicicleta ideal, é preciso usar roupas adequadas, de tecido leve e de preferência com secagem rápida. Considere também levar uma roupa extra para usar quando chegar ao trabalho ou à faculdade. A forma como irá carregar os pertences é outro ponto que deve ser planejado, eles podem ficar numa mochila ou até em um alforje, uma espécie de maleta que fica acoplada à bicicleta e traz mais conforto para as costas.

Um bom cadeado ou trava

Veja com antecedência onde irá deixar a bicicleta. Em Maringá há bicicletarios por toda a parte, inclusive em frente ao UniCV. Pense em locais seguros e tenha um bom cadeado ou trava para a sua bike.

Outra indicação é ter um kit com chaves diversas (Allen, Philips, fenda etc.) e uma bomba de ar que podem te ajudar na hora do apuro. Para evitar danos nos pneus, também é possível colocar fitas anti-furo e selante.

Manutenção da bike

Assim como um automóvel, a bicicleta também requer manutenção, e com isso você evita imprevistos. Sempre fique atento aos sinais que a sua bicicleta lhe der: barulhos diferentes, instabilidade, etc.

Segurança e escolha da rota

Para sua segurança, você precisa ser visto enquanto divide o trânsito com outros veículos. É importante que motoristas e pedestres te vejam. Para isso, não esqueça dos refletores, buzinas e retrovisores. Lembre-se, a direção defensiva é antever a ação do outro, evitando acidentes.

Escolha uma boa rota até o destino, procure o caminho mais seguro e com melhor estrutura. Sempre quando possível, opte pelas ciclovias e evite vias estreitas ou pedalar pela calçada, para garantir a sua segurança e a dos outros. É válido pensar que nem sempre o caminho mais curto é o melhor, priorize sempre a segurança.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes