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Prática Pedagógica no Trabalho com a Pessoa com TEA: a novidade da pós-graduação no UniCV

O dia 2 de abril foi instituído pela Organização da Nações Unidas como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Autismo, também conhecido como TEA – Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação e do comportamento de um indivíduo. Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), existe um caso de autismo a cada 110 pessoas, o que equivale a aproximadamente de 2 milhões de autistas no Brasil.

Com o objetivo de qualificar profissionais na compreensão, identificação, cuidados, no compartilhamento de terapias, no entendimento das interações sociais, nos aspectos da comunicação e do comportamento, o UniCV acaba de lançar o curso de Pós Live em “Especialização Multidisciplinar: Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, que tem o intuito de atuar por meio de disciplinas atualizadas e inovadoras, como instrumento para minimizar as dificuldades que pessoas com autismo, até mesmo familiares e pessoas próximas enfrentam.

O profissional qualificado, além de conhecer cientificamente sobre o transtorno do espectro autista, suas características iniciais, sinais de alerta, etiologia, fatores de risco e classificações nosológicas modernamente utilizadas, contribui de forma significativa nas intervenções e tratamento, melhorando a qualidade de vida e proporcionando, por meio de adaptações e práticas, o bem-estar físico, mental e social.

O curso de especialização em Transtorno do Espectro Autista do UniCV coloca em evidência o quanto a humanização no tratamento, desde o diagnóstico inicial, pode ser um diferencial nesse processo não só para a melhora do quadro, mas também para a identificação do perfil psicológico, cognitivo e adaptativo da criança. Por isso, é importante que os profissionais possuam um conhecimento especializado sobre o TEA para atuar com excelência nesses casos, se destacando também no mercado de trabalho.

De acordo com especialistas, o diagnóstico precoce é importante para garantir uma melhor qualidade de vida para quem convive com este transtorno. A médica Ana Márcia Guimarães, do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ressalta a importância da família não protelar o reconhecimento do distúrbio, pois o diagnóstico tardio traz complicações para o paciente e para as pessoas ao redor. “É um indivíduo que está comprometido nas suas habilidades sociais e atividades diárias. Descobrir tardiamente aumenta a incidência de transtornos psiquiátricos que seriam evitáveis”, ressalta a pediatra.

O profissional habilitado estará envolvido no direcionamento clínico promovendo o desenvolvimento da comunicação, socialização e aprendizagem. Além disso, terá condições de estruturar estratégias e propostas de cuidados integrados, com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por educadores, pediatras, neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psiquiatras, enfermeiros e demais profissionais da saúde e educação interessados pelo tema. Essa abrangência se deve também à necessidade do longo acompanhamento dos pacientes.

A metodologia Pós Live é mais uma opção para quem quer construir uma carreira de acordo com a sua disponibilidade sem deixar de ter acesso aos professores, tirar dúvidas e socializar com outros alunos, que também optaram por esta modalidade, já que conta com aulas e palestras acontecendo em tempo real.

Além das aulas gravadas, o UniCV quer aprofundar as temáticas e o conhecimento dos alunos com aulas transmitidas ao vivo, uso de slides interativos e contato direto com os professores que são responsáveis pelas disciplinas da matriz curricular.

Veja agora algumas das disciplinas que compõem a grade curricular da pós-graduação:

  • Aspectos Históricos Culturais de Pessoas Autistas (40h);
  • Projeto Terapêutico Singular e estratégias de cuidado com a família (40h);
  • Avaliação, diagnóstico e intervenção precoce (40h);
  • Pressupostos básicos da Análise de Comportamento (40h);
  • Análise do Comportamento Aplicada aos Transtornos do Espectro Autista – ABA (40h);
  • Funções executivas e habilidades sociais (40h); Fonoaudiologia: Distúrbios de fala e linguagem (40h);
  • Adaptações e intervenções psicopedagógicas: linguagem e comunicação (40h)
  • Educação Física: práticas corporais inclusivas (40h)

Para mais informações, acesse a página do curso em nosso site.

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes