You are currently viewing 7 promessas que valem a pena fazer para o ano novo

7 promessas que valem a pena fazer para o ano novo

Dezembrão chegou! É época de inaugurar as tradições, fim de semana pede pipoca e comédia romântica natalina. Enfeites adornam as casas e a cidade fica mais iluminada. É hora de se despedir do ano letivo e começar a planejar as férias. Mas calma aí! Há uma tradição que não pode faltar: a lista de promessas para o próximo ano.

Na verdade, essa lista deveria se chamar “Promessas de fim de ano que nunca vou cumprir”. A maioria das pessoas exagera no grau de dificuldade, por exemplo, alguém que nunca correu na vida, de repente, decide: ano que vem, vou correr 10km todo dia. Será? É claro que não (provavelmente, não, rs)! Se a promessa fosse: ano que vem, vou começar a correr. Daí já é outra história.

Para as promessas virarem o ano, sobreviverem ao carnaval e serem cumpridas em 2022, fizemos uma lista com dicas incríveis e muito fáceis de cumprir. Confira!

1. Pare de fazer algo

Quanto mais promessas você acumula, menos promessas você realiza. Por isso, que tal diminuir o ritmo? Escolha uma atividade ou hábito para retirar da sua rotina.

Você não precisa estar sempre em movimento. Saiba reconhecer seus limites e valorize seu descanso. Com a mente e o corpo mais relaxados, é possível focar em projetos que fazem a diferença na sua qualidade de vida. Largar também é ganhar, pois, ao se desfazer de algo, você abre espaço para o novo.

2. Cultive o hábito da leitura

A promessa de ler um livro por mês está na lista de muitas pessoas. Entretanto, estabelecer quantidade pode ser uma baita cilada. Há a frustração de não conseguir cumprir, então, o desânimo e o abandono.

Ler por obrigação é chato. Coloque poemas no seu dia a dia, leia um conto, um trecho, algumas páginas. Conheça novos escritores, visite bibliotecas e livrarias. Talvez você até consiga fazer parte de um clube do livro e ame trocar ideias com outros leitores!

Não precisa ficar só na leitura. Consuma todo tipo de arte!

3. Estabeleça pequenas metas

Cuidado com a meritocracia, pois nem tudo é responsabilidade sua. O sucesso não é fruto só do esforço, há muitas coisas envolvidas: sorte, ajuda de outras pessoas, acesso à educação de qualidade, privilégios etc.

Por isso, não se desgaste e não se compare com os outros. Comece estabelecendo pequenas metas. Por exemplo: terminou a graduação e ainda não alcançou a estabilidade financeira?  Fazer uma Pós-graduação EAD valoriza seu currículo, o preço é acessível e o retorno é grande.

Para isso, escolha estudar em uma instituição que preza pela democratização do ensino.

Um passo de cada vez e você chega lá.

4. Viaje mais

“Viajar é mudar a roupa da alma” – Mário Quintana. É sobre isso. Ao invés de entrar com tudo no consumismo, economize um pouco, planeje uma viagem, não precisa ser algo caríssimo, visite cidades do seu estado.

Conhecer novos lugares e culturas abre a mente, rompe com o cotidiano automático e descansa o corpo. É investimento.

Viaje, apenas.

5. Pratique o autocuidado

Muitas vezes, somos ótimas companhias para outras pessoas, porém, quando o assunto é autocuidado, fica difícil voltar o olhar para dentro.

Não seja tão rude com você. Tudo bem errar, é humano se cansar e o perfeccionismo é uma lenda.

Escrever um diário ajuda na percepção do eu. Desabafe. Sonhe. Reclame. Acompanhe seus processos bem de pertinho.

Cuide da sua alimentação, beba bastante água. E não se esqueça de colocar miudezas na sua rotina: um chá, uma pausa, uma música.

6. Separe um tempo para os amigos

O Emicida tem uma música que diz assim – “Quem tem um amigo tem tudo”. Sim, é verdade. Você não precisa encarar tudo sozinho(a). Uma simples conversa pode mudar o dia de uma pessoa.

Seja presença, demonstre carinho e caminhe ao lado de quem deixa sua vida mais bonita. Quando for preciso, ajude. E quando precisar, aceite ajuda.

7. Comece uma graduação

A graduação é a promessa que realmente vai mudar a sua vida. Primeiro, porque conhecimento nunca é demais. Se você deseja seguir uma carreira profissional, com perspectiva de crescimento, salário bom e acesso às oportunidades, o ensino superior é o começo do seu futuro.

Além das vantagens acadêmicas e profissionais, a graduação é importante para o seu crescimento pessoal. As vivências, o contato com a diversidade, professores e colegas expandem seu olhar e seu conhecimento de mundo.

Escolha o seu jeito de estudar:

E seja protagonista da sua história!

Faça valer a pena!

Gostou das dicas? Agora é com você. Que 2022 seja leve, simples e enorme. Independente das promessas, faça valer a pena. Aproveite, compartilhe esse post nas suas redes e espalhe inspirações.

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.