You are currently viewing Quem é você na fila das profissões?

Quem é você na fila das profissões?

Você já sabe qual é o seu perfil profissional? Conhecer suas preferências ocupacionais pode ajudar na hora de escolher um curso de graduação. Além disso, sua personalidade diz muito sobre quem você é no ambiente de trabalho ou em uma entrevista de emprego.

A escolha da carreira profissional determina grande parte do futuro de uma pessoa, por isso, não é uma decisão para ser tomada com impulsividade. Queremos te ajudar nesse processo de autoconhecimento e alinhamento dos seus objetivos profissionais. Para tanto, a seguir, conheça a teoria tipológica de carreiras.

 

Tipologia de Estruturas Vocacionais de John Holland

John Lewis Holland (1919 – 2008) é um psicólogo, pesquisador e professor americano emérito de sociologia na Universidade John Hopkins. Combinando algoritmo e ciência, Holland desenvolveu um modelo hexágono para traçar os principais perfis profissionais.

A teoria de Holland conta com 6 tipos de perfis que podem ser combinados em mais de 700 padrões distintos. A partir das tipologias profissionais, você consegue mapear os cursos de graduação que mais combinam com a sua personalidade. Entenda mais sobre o assunto!

 

A Tipologia RIASEC

Também conhecida como Tipologia RIASEC, a teoria de Holland é composta pelos seguintes perfis de carreira: realista ou executor; investigativo ou pesquisador; artístico; social; empreendedor; convencional ou organizador. Conheça as características de cada perfil:

 

  • realista ou executor: pessoas com esse perfil são práticas, preferem trabalhar com ferramentas e focam na solução de problemas. Além disso, valorizam mais a ação do que o planejamento. Entre suas características estão: objetividade, aplicação, autocontrole e discrição. Alguns cursos indicados para esse perfil são:

Engenharia Civil

Engenharia de Produção

Designer Gráfico

 

  • investigativo ou pesquisador: pessoas investigativas valorizam o pensamento e a observação. Preferem trabalhar sozinhas, são centradas, estudiosas e intelectuais. Entre suas características estão: reflexão, análise, investigação e curiosidade. Alguns cursos indicados para esse perfil são:

Sociologia

Ciências Econômicas

Filosofia 

 

  • artístico: pessoas com esse perfil são sensíveis, emocionais e intuitivas. Gostam de questionar as imposições, propõem inovações e possuem senso estético. Entre suas características estão: criatividade, expressividade, originalidade e imaginação. Alguns cursos indicados para esse perfil são:

Arquitetura e Urbanismo

Artes Visuais

Design de Interiores

 

  • social: pessoas com esse perfil são ótimas com atividades que envolvem interação social. São extrovertidas, gostam da expressão verbal e preferem trabalhar em grupo. Entre suas características estão: colaboração, sociabilidade, desenvolvimento do potencial humano. Alguns cursos indicados para esse perfil são:

Direito

Pedagogia

Serviço Social

Psicologia

 

  • empreendedor: as pessoas empreendedoras gostam de assumir responsabilidades, são comunicadoras e influenciadoras. Entre suas características estão: liderança, persuasão e dinamismo. Alguns cursos indicados para esse perfil são:

Administração

Marketing

Comércio Exterior

 

  • convencional ou organizador: as pessoas com esse perfil gostam de planejamento, seguem regras, transmitem confiança e se dão muito bem em profissões rotineiras. Entre suas características estão: organização, qualidade, praticidade e eficiência. Alguns cursos indicados para esse perfil são:

Ciências Contábeis

Gestão da Qualidade

Logística

 

De acordo com Holland, cada pessoa, somando as características da sua personalidade, tem uma predominância maior dentro de um dos perfis. Desse modo, identificar o seu perfil é o primeiro passo para explorar sua carreira profissional. No entanto, como descobrir o perfil? Conheça o teste vocacional da UniFCV.

 

Por que fazer o teste vocacional?

O teste vocacional da UniFCV foi desenvolvido com base na teoria de Holland. Com a ajuda da Flora, nossa assistente virtual especialista em carreiras de sucesso, você descobre o seu perfil, com resultado em tempo real. Além disso, o teste também aponta os cursos que mais combinam com sua tipologia vocacional. 

Ao descobrir com qual área você tem mais afinidade, fica muito mais fácil o processo de tomada de decisão e diminui as chances de fazer uma escolha insatisfatória. Por isso, dedique 3 minutinhos do seu tempo para fazer o teste vocacional da UniFCV e encontre o melhor caminho para o seu sucesso profissional.

 

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.