You are currently viewing Conheça o PIIC: Programa Institucional de Iniciação Científica do UniCV

Conheça o PIIC: Programa Institucional de Iniciação Científica do UniCV

Você que acabou de entrar no ensino superior e se sente um pouco perdido, ainda em fase de adaptação, considere entrar em um programa de iniciação científica

Vem entender melhor como funciona o PIIC!

A formação em um curso superior é um processo que leva à qualificação para o exercício de uma profissão e traz experiências e oportunidades, pois além de preparar para entrar no mercado de trabalho, pode proporcionar um olhar diferenciado para a carreira acadêmica.

Mesmo que você nunca tenha pensado sobre isso, participar de um projeto de iniciação científica é também uma excelente oportunidade de agregar valor ao currículo, o que mostra pro-atividade ao se interessar por projetos que vão além da carga horária obrigatória da graduação.

A iniciação científica é a oportunidade que o aluno tem de mergulhar no universo acadêmico, dominar as práticas de pesquisa e descobrir se realmente tem interesse pelo setor, para então criar um projeto de carreira, que pode incluir um mestrado e doutorado. Traz uma experiência que propiciará abertura de caminhos na área.

PIIC

O UniCV tem incentivado seus alunos a desenvolver trabalhos científicos acadêmicos. Para isso, a Instituição criou o PIIC – Programa Institucional de Iniciação Científica, em que os graduandos devidamente matriculados podem participar e contam com orientação dos professores pertencentes ao Programa, podendo inclusive serem beneficiados com bolsa-auxílio durante o desenvolvimento da pesquisa.

As pesquisas podem ser realizadas em qualquer área do conhecimento, seja nas Ciências da Saúde, Humanas, Exatas ou de Tecnologia. O aluno ainda tem a chance de ter seu trabalho publicado em revistas científicas especializadas, que são muito importantes, pois atestam a validade e confiabilidade do estudo, contribuindo para o avanço da área.

A pesquisa científica é um dos meios mais eficientes na promoção do conhecimento, ela suscita a busca por novas respostas, que geralmente são decorrentes do racionalismo crítico e da nova formulação dos conceitos. Além disso, carrega consigo uma imensa bagagem, que contribui de maneira significativa no processo de aprendizagem.

Na vida acadêmica, estimula e ajuda a desenvolver características como curiosidade, audácia, crítica, persistência e ética, sendo um recurso importante de combate ao obscurantismo que afeta a sociedade. A busca pelo conhecimento quebra tabus e abre os olhos para enxergar o mundo com uma lente amplificada.

Os acadêmicos participantes recebem certificado com aproveitamento das horas dedicadas ao projeto, como atividade complementar, participar de cursos de capacitação do Programa e apresentar o artigo final contendo os resultados da pesquisa tanto em eventos do UniCV gratuitamente, quanto em eventos científicos de outras instituições e organizações.

Como participar do PIIC

O UniCV disponibiliza um edital com as informações necessárias para a realização das inscrições, nele você encontra uma lista com os nomes dos professores orientadores e os documentos necessários para participar, tais como Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, Modelo de Projeto, entre outros.

Saiba mais sobre o Programa acessando as informações no portal da Instituição, por meio do link https://unicv.edu.br/piic/.