You are currently viewing Quer ser um profissional da Educação? Saiba qual curso é a sua cara!

Quer ser um profissional da Educação? Saiba qual curso é a sua cara!

O setor da Educação é um universo tão abrangente que se engana quem pensa que é limitado à função do professor. Há inúmeras outras possibilidades além da sala de aula, é um mercado amplo que tem muitas opções a oferecer. Inclusive, profissionais de outras áreas também podem atuar na área educacional se capacitando para isso, por meio de uma especialização.

A meio da Educação é vasto e envolve escolas e universidades públicas e privadas, indústria de softwares, editoras, organizações não governamentais, museus, bibliotecas e diversas outras instituições. É possível atuar como professor, gestor, coordenador pedagógico, na tecnologia com produção de softwares educativos e jogos virtuais, na elaboração de materiais e livros didáticos, no envolvimento com as organizações do terceiro setor e ONGs, auxiliando públicos específicos e em vulnerabilidade social no contexto do ensino- aprendizagem, e muito mais.

O UniCV possui uma ampla variedade de cursos na área da Educação, tanto na modalidade presencial como a distância. Confira alguns deles:

Educação Especial

Com a inserção da educação inclusiva nas escolas, as Instituições de Ensino Superior passaram a oferecer cada vez mais cursos direcionados à formação de professores aptos a atuar nesse âmbito. O curso de Educação Especial do UniCV é uma Licenciatura de nível superior que proporciona ao aluno a possibilidade de tornar-se docente em turmas regulares da Educação, com excelência e proatividade em sala de aula, prontos para planejar, ministrar, mediar e avaliar o processo de aprendizado.

A graduação se propõe ao desafio de ressignificar os modelos educacionais atuais, compreendendo o ser humano em sua singularidade, a fim de que todos tenham as mesmas condições de aprendizagem. Prioriza uma abordagem teórica e prática articulada, não apenas com a realidade do sistema escolar, mas também com o meio social em que está inserido, buscando alternativas de inovação para o avanço na construção de conhecimento.

Pedagogia

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. A célebre frase de Paulo Freire, um dos mais notáveis educadores brasileiros, revela a importância da educação como promotora de significados, que possibilita o verdadeiro desenvolvimento humano.

É inevitável falar sobre Educação sem mencionar uma das profissões mais atreladas a ela: a Pedagogia. O curso de graduação em Pedagogia, com habilitação em licenciatura, prepara os acadêmicos para atuar no universo educacional em várias esferas. Traz conhecimentos aprofundados para dominar técnicas e metodologias de aprendizagem, para exercer a profissão na educação infantil, ensino fundamental, gestão escolar, entre outros.

Diferentemente do bacharelado, na Licenciatura o profissional é capacitado para lecionar. A grade curricular é composta por disciplinas relacionadas diretamente à Educação, assim como também à Psicologia, Filosofia, História, Sociologia e matérias que possibilitarão a prática em sala de aula, tais como Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física e outras. Há também as disciplinas de suporte ao trabalho do professor com temáticas que abordam a organização da docência, relações humanas, gestão educacional, planejamento e avaliação, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tecnologias da educação e educação inclusiva.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é a área da ciência que tem por objetivo identificar as dificuldades ou distúrbios de aprendizagem humana e elaborar ações de correção ou prevenção destes transtornos, a fim de facilitar o processo de adquirir conhecimento. Estuda as diversas causas no processo de aprendizado, tais como as Físicas, Mentais, Emocionais e Sociais, para então poder realizar diagnósticos e elaborar estratégias de tratamento.

O psicopedagogo pode atuar diretamente na educação dos pacientes, ajudando-os a conhecer as próprias dificuldades e a superá-las. É um segmento multidisciplinar, pois envolve aspectos da Psicologia, Neurologia, Psicolinguística, Antropologia, Educação, entre outras áreas. Conforme a necessidade do paciente, o tratamento pode envolver pessoas próximas e outros profissionais, como fonoaudiólogos e psiquiatras.

Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil

O universo infantil é cheio de fantasias, imaginações, movimentos, cores e sons, pois é através do lúdico que a criança constrói sua personalidade. Esse cenário tem levado estudiosos a atestar que o ensino infantil quando envolto em um contexto de brincadeiras, jogos e diversão, que tanto fazem parte do mundo imaginário da criança, tem sido uma forma eficiente de aprendizado, que contribui para o desenvolvimento cognitivo na infância. A valorização da ludicidade e psicomotricidade é, sobretudo, a construção de um novo pensamento para que a criança desenvolva todo seu potencial.

O curso de graduação em Psicomotricidade e Ludicidade na Educação Infantil do UniCV forma profissionais para atuar na área da educação infantil, a partir de conteúdos atualizados que permitem compreender a importância da utilização de ferramentas como jogos, brinquedos e desafios para estimular o indivíduo de forma lúdica, visando o avanço psicomotor.

O profissional graduado se torna apto a realizar o acompanhamento de estudantes na educação especial, auxiliar na reabilitação de movimentos e reação psicomotora, ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem, além de utilizar metodologias lúdicas para favorecer a compreensão de conteúdos e tornar o ensino mais atraente. Também observa e estimula a criança a atingir novos limites e entender os aspectos emocionais que impactam no desenvolvimento

Texto por: Kaisa Abeche