You are currently viewing Veja algumas dicas de como montar um currículo de destaque!

Veja algumas dicas de como montar um currículo de destaque!

O currículo é sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Saiba como elaborar um documento estratégico:

É certo que os recrutadores costumam ter um olhar treinado, já que sabem bem o perfil do candidato que estão em busca, mas são tantos currículos recebidos que em um primeiro momento, não há muito tempo para olhar detalhadamente cada um e por isso essa pré-seleção costuma ser muito rápida e pode levar apenas poucos segundos.

Diante desse cenário vem o questionamento: como se destacar em meio a uma pilha de currículos? Essa é uma questão que já passou, ao menos uma vez, pela cabeça de alguém que busca uma colocação no mercado de trabalho.

Veja algumas dicas sobre como elaborar um bom currículo para aumentar as suas chances de contratação.

Saiba a finalidade do currículo

Em síntese, um currículo nada mais é do que se próprio cartão de visita. É um documento para apresentar de forma objetiva o perfil e toda a sua experiência profissional.

Exatamente por isso, um bom currículo é muito importante, pois traduzir em palavras e ainda de forma resumida quem você é, não é uma tarefa simples, principalmente quando se pensa em boas estratégias para abrir oportunidades de emprego.

Ao ler o seu currículo, o recrutador vai cruzar as informações sobre quem você é e o que é desejável para a vaga a ser preenchida, se seu grau de sabedoria e habilidades estão compatíveis com o que a empresa deseja.

Aprenda a elaborar um currículo estratégico

Antes de elaborar o seu currículo, é importante ter em mente qual área você deseja atuar. Se você é jornalista e deseja trabalhar na televisão, é preciso que seu currículo mostre
claramente isso, ou seja, as informações devem dar destaque às experiências profissionais que envolvam a mídia televisiva.

É claro que se você tem experiência em mídias sociais, você deverá mencionar no currículo, mas o destaque e as informações deve ser mais detalhadas e abrangentes naquilo que é o seu foco.

Dados Pessoais

Colocar sempre dados pessoais atualizados: nome completo, idade, estado civil e contatos, como e-mail e telefone. Caso tiver outros números de telefone, ou quando for número para recados, não esqueça de informar no documento. Não corra o risco de perder uma oportunidade de uma entrevista de emprego por uma falha nas informações prestadas.

Não esqueça de sempre colocar essas informações de maneira correta e atualizada. Se trocar de número ou de endereço de e-mail, lembre-se de mudar no currículo e também nos sites de emprego no qual se cadastrou.

Objetivo

Preste atenção no item “objetivo”, é preciso colocar o cargo e área que pretende se candidatar. O “objetivo” deve estar atrelado à descrição da vaga a que se destina. Então, leia bem a descrição da vaga e escreva um texto condizente com o que a empresa requer de um candidato.

Habilidades e Competências

As Habilidades e Competências referem-se aos seus conhecimentos aprendidos e desenvolvidos para exercer determinadas funções, em outras palavras, é aquilo que você sabe fazer e recebeu capacitação. Mesmo que tenha muitas, escreva aquelas que são importantes para os requisitos da vaga. Importante: nada de “encher linguiça” e mostrar algo que não condiz com a realidade.

Experiência Profissional

Inicie colocando primeiramente as experiências mais recentes e deixe as mais antigas por último. Nesse item é preciso detalhar inserindo o nome das empresas que já trabalhou, o cargo exercido e o período que se manteve na vaga.

Aqui, é possível também relatar as responsabilidades em cada experiência, porém é necessário que essa descrição seja sucinta. Caso você tenha experiências muito antigas que não agregam nas exigências requeridas na descrição da vaga, não é preciso colocar, lembrando que se busca a objetividade na elaboração do currículo.

Formação Acadêmica

A descrição da escolaridade deve respeitar uma linha de tempo que começa pela mais recente até chegar na mais antiga. É o local para se mencionar o nome da Instituição de Ensino, curso, data de início e término. Com relação às especializações, devem ser colocadas conforme a hierarquia. Primeiramente as pós-graduações, MBA, Doutorado e por último a faculdade.

Formação complementar

São os demais certificados, como por exemplo de cursos online, cursos livres ou profissionalizantes que tenham relação com o seu objetivo profissional. Ter formação em cursos que agregam na área de atuação são muito bem vistos pelos recrutadores e mostram interesse e proatividade, importantes para alavancar uma carreira. Idiomas

No campo “idiomas” é deve-se descrever o nível (básico, intermediário, avançado ou fluente). Se a vaga requer um determinado nível, provavelmente você será testado e deverá comprovar o nível declarado.

Informática

É o campo para descrição do seu conhecimento técnico das ferramentas de informática. A área das tecnologias é uma das que mais crescem e geram oportunidades no mundo. É importante, assim como nos idiomas, colocar o curso e nível do seu conhecimento técnico.