You are currently viewing Como potencializar o seu currículo

Como potencializar o seu currículo

Um dos maiores desafios quando se está em busca de um emprego, é primeiramente conseguir ser chamado para uma entrevista, e por isso um currículo elaborado de forma estratégica pode ser a ferramenta que vai garantir que isso aconteça. Se você partir do princípio de que existe uma vaga de emprego, e que os recrutadores precisam encontrar uma pessoa que atenda as exigências dessa vaga e você tem essa qualificação, você é um candidato em potencial. Porém, acontece muitas vezes de se espalhar inúmeros currículos por aí e ninguém ligar, não surgir e-mail e uma entrevista sequer. Por que será que isso acontece? A resposta à essa questão pode ser devido a um currículo mal elaborado. Pois a função dessa ferramenta é justamente comunicar de forma mais clara possível as habilidades, competências e perfil profissional do candidato. Imagine que você é um recrutador e chegam diariamente centenas de currículos para serem analisados, como você faria essa avaliação, de maneira otimizada? Pensando nisso, um bom currículo precisa ser estratégico no sentido de disponibilizar a informação de forma clara para que ao “bater o olho”, a área de Recursos Humanos consiga rapidamente saber o máximo de informações sobre você e, principalmente, como essas informações se relacionam com a vaga pretendida. É como se o recrutador quisesse te enxergar por meio do currículo e de que maneira você pode contribuir para a empresa.
Pensando nisso, a equipe do UniCV preparou algumas dicas indispensáveis para potencializar o seu currículo e garantir a tão almejada entrevista de emprego. Veja a seguir:

Elaborar um bom currículo exige tempo

Não adianta fazer tudo na correria. O momento de colocar no papel suas informações no documento precisa ser bem pensado, e por isso feito sem pressa, pois pela análise do seu currículo é possível ter uma prévia se você possui os atributos e o perfil para a vaga. Para isso, reúna as informações e escolha um momento tranquilo para essa elaboração.

Um bom currículo deve ser personalizado

As pessoas costumam elaborar um único currículo e enviar para todas as vagas de interesse, sem fazer qualquer alteração nesse documento, sem personalizá-lo. Esse é um dos grandes erros cometidos por quem busca uma colocação no mercado. Cada vaga de emprego possui especificidades, e mesmo que sejam semelhantes, ao ler com atenção a descrição do cargo é possível identificar as exigências e relacioná-las às suas habilidades, competências e experiências e deixar essa informações bem visíveis no currículo, com frases que demonstrem essas correlações. Assim, quando o recrutador identifica facilmente essas descrições, consegue rapidamente perceber que você é um candidato em potencial e vai despertar o interesse em conhecê-lo melhor numa entrevista. Pode haver dezenas de candidatos muito qualificados, mas se não souberem deixar isso claro no currículo, serão facilmente descartados, as chances de sucesso serão mínimas.
É importante também seguir um modelo de currículo que seja atrativo visualmente e siga as tendências atualizadas de formatação e organização da informação. Para isso, há inúmeros modelos on-line que oferecem isso. Seguir essa recomendação também mostra que você é uma pessoa que está em sintonia com o mercado de trabalho.

Qualificação para o currículo

Encher o documento com informações que não são relevantes só tornarão o seu currículo cansativo de ler e causarão uma má impressão ao recrutador, mostrando despreparo. Pois lembre-se, tudo é avaliado no currículo, até mesmo a linguagem utilizada, o uso correto da gramática, os cursos que agregam no desempenho da função, o seu posicionamento frente às questões sociais, culturais, etc.
Por isso, se você é aluno do UniCV vale aproveitar as oportunidades que a Instituição oferece para a sua qualificação. O Centro Universitário Cidade Verde disponibiliza aos acadêmicos projetos de extensão, cursos extracurriculares, semana acadêmica com profissionais especialistas nas áreas de atuação de cada curso e uma vasta agenda de eventos, oportunidades que o aluno não pode deixar passar. Essas iniciativas são valorizadas na seleção de pessoas, justamente por não serem de caráter obrigatório, mostram proatividade, o envolvimento com a comunidade local e acadêmica, demonstrando o interesse social, comunitário.
Ter um bom currículo vai exigir também um tempo de preparo não apenas para escrever o documento, mas para qualificar-se. É algo que precisa de atenção e planejamento já durante a vida acadêmica, com vistas a um currículo de grande potencial e consequentemente uma carreira promissora. Não espere a formatura para então buscar qualificação. Comece durante o curso, assim você estará vários degraus à frente nessa trajetória.

Experiências vividas

Além de atividades relacionadas aos estudos propriamente, há outras interessantes que dizem muito sobre o perfil das pessoas e são valorizadas pelas empresas, como as experiências vividas que contribuem para o desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo, tais como intercâmbios culturais, trabalho voluntário, hobbies, ou seja, escolhas que você fez em sua vida, que geraram impacto, aprendizado, conhecimento, entre outros.
Mas vale ter em mente que devem ser mencionadas experiência relevantes, que tenham conexão com a pessoa que você é, e contribuem de alguma forma para com o seu desempenho profissional.