You are currently viewing Estágios: saiba como funcionam e sua importância na graduação

Estágios: saiba como funcionam e sua importância na graduação

Em algum momento da graduação no ensino superior provavelmente será necessário que você realize um período de estágio, podendo ser obrigatório ou não, e com ou sem remuneração. Esse processo sempre gera dúvidas entre os estudantes e, por isso, vamos esclarecer algumas questões que surgem com frequência.

O que é o estágio?

Trata-se do primeiro contato com o mercado de trabalho que o aluno vai ter, dentro da área de ensino do curso em que está matriculado. Por isso, é de extrema importância aproveitar essa oportunidade.

O estágio permite o aprendizado na prática dos conteúdos estudados em sala de aula, além de proporcionar experiências profissionais e aproximar o aluno das funções desempenhadas no seu campo de atuação, utilizando os conhecimentos adquiridos na universidade em situações reais do dia a dia.

Saiba diferenciar

O estágio obrigatório é aquele que faz parte da grade curricular do curso de graduação (licenciatura ou bacharelado) e deve ser cumprido para obter o diploma ao fim da formação. Sem a carga horária de estágio completa, não é possível concluir a graduação.

Esse tipo de estágio conta com a supervisão e orientação de um professor e geralmente possui um ou dois semestres de duração, por ser considerado como uma disciplina que também precisa de avaliação e entrega de relatórios.

Ele pode ser voluntário ou remunerado e, caso haja pagamento, o valor é chamado de bolsa-auxílio ou bolsa estágio, variando de uma empresa para outra.

Já o estágio não-obrigatório é realizado como uma atividade extracurricular e não conta com supervisão de um docente. Além dessas características, ele deve ser remunerado, não exige relatórios de avaliação e desempenho por parte da sua instituição de ensino, o acompanhamento do trabalho fica por conta do contratante ao invés do professor e não possui um período pré-estabelecido de duração, devido ao fato de não ter carga horária.

Mesmo não sendo parte da matriz curricular do curso, o estágio não-obrigatório é importante para que o estudante adquira conhecimentos práticos de sua área e experiência profissional, vivenciando as dinâmicas das atividades atribuídas.

Em ambos os casos, o UniCV oferece apoio e assistência ao aluno que deseja se candidatar a uma vaga de estágio. A central de carreiras conta com uma equipe apta a orientar e direcionar o estudante ao mercado de trabalho da melhor maneira.