You are currently viewing O que é uma formação pedagógica R2?

O que é uma formação pedagógica R2?

Você já pensou em lecionar, mas não tem formação na modalidade de licenciatura? Saiba que existe uma solução que possibilita um bacharel ou tecnólogo a entrar na docência!

É a formação pedagógica R2, que faz referência à Resolução nº 2, instituída em 1997 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A R2 trata da formação especial de professores, que dispõe sobre o aproveitamento dos bacharéis ou tecnólogos que não poderiam ser absorvidos pelo sistema de ensino, por não terem a habilitação exigida que é a licenciatura.

A formação é uma oportunidade para quem já possui graduação em nível superior na modalidade bacharelado ou tecnólogo a se aperfeiçoar e adquirir os conhecimentos necessários para lecionar. É um curso que traz conhecimentos sobre metodologias pedagógicas para a prática do ensino, que habilita a lecionar no Ensino Fundamental II e Médio; Educação de Jovens e Adultos – EJA; escolas técnicas e até mesmo inscrever-se em concursos públicos para licenciados em sua área de atuação.

A vantagem da R2 é que encurta o caminho para a docência. Ao invés do profissional começar do zero uma licenciatura, ele pode fazer um curso complementar em tempo mais curto e começar logo a dar aulas. Por exemplo, um Engenheiro Civil poderá realizar a formação R2 em Matemática e dar aulas na disciplina; assim como um Jornalista poderá lecionar conteúdos da Língua Portuguesa. Fazendo R2 em Pedagogia, pode ainda atuar nas séries iniciais.

A R2 possui um formato diferente de uma primeira graduação em Licenciatura, pois ela é mais objetiva, pois o estudante já possui uma graduação, assim o curso tem uma grade curricular complementar para se aprofundar nas práticas de ensino e metodologias pedagógicas.

A importância da R2 para a educação

A R2 tem uma contribuição significativa para a formação de professores no Brasil. O cenário atual aponta um baixo índice de procura por cursos na modalidade Licenciatura no País. Há uma demanda cada vez maior por profissionais licenciados, ao mesmo tempo que a procura maior é para os cursos de bacharelado e tecnólogo. A complementação é válida, também, para quem já possui uma licenciatura e deseja ampliar o campo de atuação para novas áreas.

Um levantamento realizado em 2022 pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior), tendo como base o Censo do Ensino Superior do Ministério da Educação apontou que o Brasil poderá ter um déficit de 235 mil professores da educação básica até 2040. A R2 chega como uma estratégia para amenizar esse cenário, possibilitando que profissionais especialistas em suas áreas possam contribuir com a educação, ministrando seus conhecimentos.

Cursos no UniCV

O Centro Universitário Cidade Verde passa a oferecer os cursos R2 a partir deste ano. São cursos com carga horária de 1.000 horas, uma quantidade expressiva, pois é acima do que exige a legislação, que poderão ser feitos na modalidade de ensino a distância.

Artes Visuais, Ciências da Religião, Educação Especial, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Português e Libras, Matemática, Pedagogia e Sociologia são os cursos oferecidos dentro desta modalidade.

No UniCV, em apenas 6 meses você pode obter o diploma de licenciatura e desenvolver as habilidades e conhecimentos essenciais para trabalhar na área da educação. Os indivíduos com formação em bacharelado ou tecnólogo têm a oportunidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos para atuarem no campo educacional.

Se você já possui nível superior em bacharelado ou tecnólogo e quer ampliar suas possibilidades de atuação profissional, a Formação Pedagógica R2 é uma excelente opção para você.

Se você procura uma Instituição de Ensino, que tenha um olhar apurado para as individualidades, o seu lugar é aqui. O UniCV busca ensino de qualidade e enxerga cada aluno de forma singular, e com foco no desenvolvimento integral do estudante, traça o seu planejamento. Essa é a receita de sucesso da UniFCV, explica o crescimento rápido que a coloca entre as 5% maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Os Projetos e ações do Centro Universitário Cidade Verde oferecem desde um adequado suporte psicoemocional, mediante atendimentos e aconselhamentos psicológicos gratuitos aos alunos, até ações de desenvolvimento e orientação de carreiras, programas de bolsas, projetos de apoio e suporte ao quadro de docentes, programas de incentivo à pesquisa acadêmica, todos pensados na sustentabilidade por meio de iniciativas de responsabilidade social.

 

Texto por Kaisa Abeche