You are currently viewing Janeiro Branco: precisamos falar sobre saúde mental

Janeiro Branco: precisamos falar sobre saúde mental

O ano está apenas começando e nós temos a oportunidade de falar sobre um assunto muito importante: saúde mental. Entre suas metas para 2021, você incluiu o cuidado com a sua saúde mental? Se ainda não fez isso, chegou o momento de conversarmos um pouquinho mais sobre a importância de cuidar dessa parte da nossa saúde que, muitas vezes, acaba negligenciada, mesmo sendo tão importante quando a saúde física.

É pensando nisso, que foi criada a campanha Janeiro Branco, em 2014, por um grupo de psicólogos de Minas Gerais.  A proposta é promover a ideia de um mundo em que as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras. O site do projeto aponta a necessidade de um trabalho que conscientize tanto individual quanto coletivamente.  A campanha que convida as pessoas a refletirem, tirarem um tempo para si mesmas e para as pessoas à sua volta. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.

Por que falar de Saúde Mental?

Por muito tempo, a Saúde Mental foi um tabu em nossa cultura, e ele está sendo quebrado aos poucos. Assim, justamente porque falamos pouco sobre o tema, muita gente não compreende a subjetividade humana, seus possíveis transtornos e doenças. E mais do que isso, essa falta de conhecimento sobre nossa mente, nossos sentimentos e emoções pode levar muitas pessoas a se fecharem para o tema, por não saberem como expor um problema ou como abordar uma pessoa que não está mentalmente saudável. Hoje, entretanto, é consenso entre profissionais da saúde que a saúde emocional é tão importante quanto a “física” e elas estão completamente ligadas, interferindo uma na outra. É por isso que trouxemos o tema para o nosso blog!

Hábitos para manter a Saúde Mental

Uma forma de prevenir o adoecimento mental é cultivar bons hábitos. Alguns já são bem conhecidos como alimentação balanceadas e a prática de exercícios físicos, entretanto existem outras práticas bem simples que podem nos ajudar a manter nossa mente em forma e saudável!

  • Pensamento positivo – Desculpe o clichê, mas pensar positivo ajuda a gente a assumir uma postura menos dolorosa diante do cotidiano.
  • Atividades prazerosas – O que você ama? Pintar, escrever, cantar? Não deixe de fazer isso! Fazer algo que amamos é essencial para recarregar as baterias.
  •  Autocuidado – A gente fala muito em cuidar da alimentação, do corpo, da pele, mas autocuidado inclui nossos sentimentos e emoções. Coloque-se em primeiro lugar.
  • Calor humano – Fique perto de pessoas que você ama e que te amam de volta! Receber apoio é fundamental para não deixar a peteca cair e manter a Saúde Mental lá em cima.

Essas são apenas alguns pontos importantes que podem nos ajudar a cuidar um pouquinho mais de nós! Temos que descobrir o que nos traz satisfação. Quando não conseguimos sozinhos, o ideal é procurar ajuda profissional. 

 

Projeto Aconselhamento
Se você sente que precisa de acolhimento ou orientação, a UniFCV desenvolve o Projeto Aconselhamento, com uma escuta especializada e aberta para alunos e funcionários da Instituição.O atendimento no projeto é sigiloso e individual e gratuito. Envie um e-mail para aconselhamento@unifcv.edu.br!