You are currently viewing O que faz um analista de sistemas?

O que faz um analista de sistemas?

É impossível falar de futuro sem pensar em tecnologia e informação. Cada vez mais, o mercado de trabalho abre as portas para quem entende de informática. Por isso, se você gosta de tecnologia, a carreira de Analista de Sistemas pode ser perfeita para você. A seguir, saiba mais sobre essa profissão!

 

O que faz um Analista de Sistemas?

Se uma empresa tem problemas com os sistemas informatizados, o Analista de Sistemas tem a solução. Esse profissional é responsável por analisar, desenvolver, testar e gerenciar sistemas que melhor atendem às necessidades de seus clientes.

Para tanto, cabe ao Analista cuidar da manutenção de hardware (componentes físicos do computador) e software (sistemas de processamentos de dados do computador), bem como garantir a eficiência da utilização ao usuário final.

 

Áreas de atuação

É um grande engano pensar que o Analista de Sistemas realiza um trabalho mecânico e cheio de códigos. Pelo contrário, é preciso ser muito criativo e dinâmico para se destacar e promover o diferencial. Conheça as áreas nas quais esse profissional pode atuar:

  • Infraestrutura de TI: administração de dados; segurança da rede computacional; integração de sistemas.
  • Desenvolvimento de Software: desenvolver plataformas e programas para empresas.
  • Negócios: consultorias comerciais que ajudem na otimização de vendas.

 

Quanto ganha um Analista de Sistemas?

O salário de um Analista de Sistemas pode variar bastante de acordo com o porte da empresa e a experiência do profissional. No entanto, o salário médio é R$ 3.646 e o teto salarial é R$ 6.555,45.

 

 

Como se tornar um Analista de Sistemas?

O primeiro passo para se tornar um Analista de Sistemas é amar tecnologia. Porém, pouco adianta o amor se você não tem o conhecimento científico. Por isso, é necessário investir em uma formação acadêmica.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – com duração de 2 anos – capacita o profissional com as competências necessárias ao desenvolvimento tecnológico. Na UniFCV, contamos com os melhores professores e uma metodologia multidisciplinar que promove a integração entre a prática e a teoria para uma formação humana, com visão empreendedora de futuro.

Saiba mais:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Presencial

Análise e Desenvolvimento de Sistemas / EAD

 

 

Se você ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir, não precisa se desesperar. É só clicar no banner abaixo e realizar o nosso teste vocacional. Não deixe o seu futuro para depois. Venha ser UniFCV e tenha a melhor experiência de ensino superior!

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.