You are currently viewing Estudo e trabalho: É possível conciliar os dois?

Estudo e trabalho: É possível conciliar os dois?

Conciliar o trabalho e os estudos é um grande desafio para todos, até porque ambos precisam de comprometimento, empenho e muita dedicação. No Brasil, o percentual de jovens, entre 19 a 24 anos, que estudam e trabalham, aumentou de 45,4% em 2016 para 48,3% em 2019. Ou seja, nas instituições brasileiras de ensino privado, são 2,6 milhões de estudantes que enfrentaram, em 2019, uma dupla jornada. Em relação a 2016, esse número representa um crescimento de 144 mil universitários. 

Isso mostra que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, pode ser difícil, mas não é impossível. 

Para te ajudar nesse processo, reunimos algumas dicas:

Faça um planejamento para suas atividades

Escreva em um papel tudo o que você precisa desenvolver durante o dia, destacando principalmente as tarefas que são essenciais. Assim é possível ir criando uma lista com as prioridades das atividades. 

Crie uma rotina

Organizar todas as atividades da semana é fundamental. Isso permite que você estabeleça o seu horário de estudar e realizar as demais atividades do dia a dia. Com isso você tem mais disciplina, organização, foco, concentração e até mesmo mais motivação à medida que você percebe que está colhendo bons resultados em razão do seu esforço.

Desenvolva um método de estudos

Um método de estudo é uma forma de organização na qual você define o tempo que será dedicado à aprendizagem e a técnica a ser seguida. Nossa dica é apostar em mapas mentais, fichamento, técnica pomodoro, resumos e outros. Vale tudo para encontrar o método de estudo que se encaixe na sua rotina.   

Separe um tempo para você

Como já diz o ditado: nem só de trabalho, ou nesse caso estudos, vive o homem. Saber tirar um tempo para você descansar é extremamente importante, ao fazer isso, você vai se manter menos sobrecarregado e mais motivado a buscar seus objetivos profissionais.

Quer receber mais dicas incríveis? Assine o nosso conteúdo exclusivo e fique por dentro de todas as novidades.

Baixe o nosso planejador de rotina.

Nicolle Alves

Comunicadora apaixonada em contar breves histórias do cotidiano. Redatora, produtora de conteúdo, social media e muito curiosa nas horas vagas. Graduanda em Gestão de Marketing pela Faculdade Cidade Verde - UniFCV.