You are currently viewing ProUni 2022/2 – Tudo que você precisa saber

ProUni 2022/2 – Tudo que você precisa saber

O sonho de fazer um curso superior está presente na vida da maioria das pessoas, porém, qual é a solução para quem não consegue uma vaga na universidade federal e não tem condições de arcar com os gastos de uma faculdade particular?

Algumas pessoas não sabem ou não conhecem totalmente as oportunidades trazidas pelo “Programa Universidade para Todos” (ProUni) e por isso trouxemos informações que podem te ajudar. Vale ressaltar que as inscrições do ProUni do segundo semestre de 2022 se iniciaram no dia 01/08 e vão até o dia 04/08.

É importante destacar também que durante esse período de 4 dias de inscrições você pode alterar os cursos escolhidos (de primeira ou segunda opção), mas lembre-se que o resultado final será baseado na última escolha feita pelo candidato.

Você pode realizar sua inscrição totalmente online através do site: https://acessounico.mec.gov.br/.

Sobre o ProUni

O ProUni é um programa do MEC que foi criado em 2004 e que fornece bolsas de estudos integrais ou parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ProUni abre suas inscrições semestralmente.

Para participar do ProUni você precisa:

• Ter realizado o Enem de 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos;
  • Não ter zerado a nota da redação;
  • Ter cursado o Ensino Básico em rede pública ou privada de ensino;
  • Para bolsa integral: ter uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Para bolsa parcial: ter uma renda de até 3 salários mínimos por pessoa.

Também podem participar do ProUni:

• Professores de escola pública: podem concorrer a uma bolsa para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Não é necessária a comprovação de renda e deve estar no exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição.
  • Pessoas com deficiência: nesse caso, ao realizar a matrícula na instituição, o candidato também deve apresentar os documentos de comprovação, junto com os demais comprovantes pessoais e do perfil socioeconômico.
  • Estudantes de escolas particulares que não possuíam bolsas de estudo: esta é a primeira edição que estudantes de escolas privadas sem bolsa de estudos também podem participar do ProUni, porém, os requisitos socioeconômicos permanecem.

Curiosidades sobre o ProUni:

O estudante que possui bolsa parcial do ProUni  e não tem condições de arcar com os outros 50% pode contar com o apoio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) sem a necessidade de um fiador. Para isso é necessário conferir com a instituição de ensino se ela possui parceria com o programa.

O número de instituições que atendem por meio do ProUni é extenso e o UniCV é uma delas, que fornece várias opções de cursos superiores, priorizando a tecnologia e a boa formação dos estudantes.

Com o aplicativo oficial do ProUni (disponível no Android, Windows Phone e Apple) o candidato consegue acompanhar de forma prática todas as fases do ProUni.

Dicas ao Candidato

No momento de inscrição serão necessários o CPF e o número de inscrição do último Enem, juntamente com a senha cadastrada. Por isso, reserve um tempo para realizar sua inscrição com tranquilidade e não deixe para o último momento.

Quando realizar sua inscrição, já reserve seus documentos pessoais mais importantes (certidão de nascimento, CPF, RG histórico escolar..) para facilitar o processo de matrícula na instituição caso seja selecionado.