You are currently viewing Como fazer um Planejamento de Carreira

Como fazer um Planejamento de Carreira

Saber para onde ir e o que precisa para chegar lá, elevam as chances de ser bem-sucedido no mercado de trabalho

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. O trecho do desenho clássico “Alice no País das Maravilhas” traz uma boa reflexão sobre a importância de saber para onde se deseja chegar, e assim definir os caminhos para alcançar o objetivo final. Desenvolver um planejamento de carreira não é diferente, pois também demanda foco e diretrizes. O “deixe a vida me levar”, não é uma boa opção para quem almeja sucesso profissional.

O planejamento de carreira é uma ferramenta que contribui no processo de definição e organização da vida profissional de uma pessoa, pois é a forma mais estruturada e clara de desenhar uma trajetória que aponta o que precisa ser realizado para se chegar no objetivo final. Por exemplo, se você tem o sonho de ser diretor de uma empresa, o plano indicará os principais passos necessários para isso, tais como capacitações e experiências no mercado de trabalho indispensáveis, apresentando com clareza as metas e desafios prováveis.

Passos para fazer um planejamento de carreira

Primeiramente é preciso definir o ponto de chegada e a partir dele, traçar os objetivos a serem alcançados. Por exemplo, um cargo de alta complexidade vai exigir pensar o que precisa ser feito para ser promovido. Crie uma planilha e coloque todas as funções existentes na hierarquia da empresa e o que é necessário para alcançar cada uma delas. É como fazer um mapa que irá nortear os caminhos que devem ser percorridos até o destino.

Para auxiliar nessa etapa é importante conhecer o plano de carreira da empresa, afim de saber quais as habilidades e competências exigidas, além da expectativa para cada cargo.

Porém, nem toda empresa tem um plano sistematizado e justamente por isso esse planejamento deve ser algo realizado por você mesmo, pois trata-se da sua vida, que não deve permanecer atrelada e dependente de uma empresa específica. O cenário deste meio está em constante movimento, o que pode limitar uma trajetória profissional. Levando esses aspectos em consideração, veja agora os principais pontos de um Plano de Carreira:

Autoavaliação

Ter o conhecimento dos seus pontos fortes e fracos vai ajudar a trazer um norte sobre as primeiras etapas a serem cumpridas. Buscar um trabalho que proporcione uma grande identificação e interesse amplia as chances de ser bem-sucedido.

Há profissionais que podem te amparar nesse entendimento caso você perceba uma certa dificuldade, como psicólogos especializados em suporte de carreira. Pode ser um investimento interessante e válido.

Capacitação

Investir em conhecimento é essencial, tanto teórico quanto prático. Com a internet há inúmeras possibilidades, como cursos a distância, networking com profissionais da área, troca de experiências e até uma tutoria especializada. No geral, são ações que contribuirão para o desenvolvimento das suas competências técnicas e comportamentais, consequentemente resultando no alcance dos seus objetivos profissionais.

Prazos

Um planejamento de carreira promissor precisa ter prazos estabelecidos. Essa definição é um incentivo e provoca iniciativas para evitar as procrastinações, ou seja, os prazos são grandes aliados para que o planejamento se concretize. Então, não esqueça de fazer uma avaliação de cada etapa a ser cumprida e determinar prazos coerentes.

Um exemplo simplificado do que pode ser listado no planejamento de carreira de alguém que deseja uma promoção de Assistente de Contas a Receber para Analista Financeiro:

1) Fazer matrícula no curso de Ciências Econômicas no próximo semestre;

2) estudar Excel uma hora por dia durante três meses;

3) fazer cursos sobre gestão, lógica e análise de dados pelo período de 6 meses, a começar no mês de fevereiro;

4) cadastrar-se em sites de vagas de emprego e entender quais requisitos costumam ser valorizados naquelas de seu interesse.

Não há dúvidas de que é muito mais fácil buscar uma colocação no mercado com um currículo rico em experiências, porém, é preciso lembrar que todo mundo começou “do zero”. Exatamente por esse motivo, quando se pretende iniciar uma carreira, um dos principais requisitos é ter atitude, ir atrás, dar os primeiros passos em direção a essa vida profissional tão almejada e buscar completar aquilo que está faltando em suas competências.

Com o plano de carreira estruturado, as chances de chegar lá são maiores e você estará preparado para os desafios que surgirem.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes