You are currently viewing Carreiras para seguir no Design de Interiores

Carreiras para seguir no Design de Interiores

Estar em um local onde há uma iluminação apropriada, aconchegante ou estimulante; cores, texturas, objetos de acabamento e decoração, entre outros, possibilita que os ambientes cumpram a função pelos quais são destinadas. Tudo isso pode ser muito bem pensado de forma estratégica pelo profissional de Design de Interiores.

A preocupação com um ambiente visualmente bonito e funcional, já não é mais uma questão estética, mas sim, estratégica. Hoje, as empresas querem proporcionar o melhor para seus clientes para que tenham uma boa experiência com suas marcas.

A profissão de Design de Interiores se preocupa com o planejamento e arranjo de ambientes e administra todo o projeto de decoração de um espaço, elabora cronogramas, determina prazos, estabelece orçamentos e coordena a equipe operacional, como de marceneiros, pintores e eletricistas.

O profissional de Design de Interior pode atuar em escritórios de Engenharia Civil, Arquitetura e Design; em lojas especializadas (móveis, acessórios decorativos e materiais de construção e acabamento); Indústria moveleira, como empreendedor e outros.

Dentre as carreiras na área do design de interiores estão:

Projetista: responsável pela elaboração, especificação, planejamento e acompanhamento na execução do projeto.

Desenhista: responsável pela representação gráfica e desenvolvimento do projeto através do desenho, assistindo arquitetos, projetistas de interiores ou designers.

Assistente na gestão de obras de interiores: profissional de apoio a arquitetos e engenheiros no acompanhamento de execução nos projetos de interiores.

Promotor de vendas: objetos, mobiliário e materiais de acabamento em lojas ou indústrias.

Curso de Design de Interiores do UniCV

O UniCV oferece o curso de Design de Interiores na modalidade a distância, com dois anos de graduação. Forma profissionais capacitados a planejar ambientes de acordo com padrões estéticos e de funcionalidade, criar projetos para residências, comerciais e corporativos, além de ambientes promocionais e cenográficos, com espaços otimizados, contemplando aspectos socioculturais, psicológicos, econômicos, tecnológicos e sustentáveis.

Para isso, investe em atividades com uma densa carga teórica, acompanhada da imediata aplicação prática, por meio de programas que possibilitam a integração com o mundo organizacional.

É um curso focado no mercado de trabalho, que tem como proposta formar um profissional capaz de atuar de forma qualificada, com competências necessárias para mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

Além disso, a graduação prepara o acadêmico para ter uma visão sistêmica e estratégica, com orientações para o equilíbrio emocional e autocontrole, promovendo a capacidade de liderança e articulação de pessoas, organização, postura ética, entre outras características.

Traz uma metodologia moderna, que promove a reflexão crítica para uma atuação profissional consciente e de protagonismo na sociedade e no desenvolvimento da cidadania.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes