You are currently viewing Curso Técnico ou Tecnólogo: você sabe a diferença?

Curso Técnico ou Tecnólogo: você sabe a diferença?

Ficar em dúvida na hora de escolher um curso técnico ou tecnólogo é normal, afinal eles têm o nome muito parecido e devem significar a mesma coisa, não é mesmo? Neste post vamos descobrir que, na verdade, eles são bem diferentes. Então, bora descobrir a diferença entre um curso Técnico e Tecnólogo e escolher o mais adequado para a sua carreira? Confira!

Curso técnico ou tecnólogo? 

O nível de escolaridade é o grande diferencial entre eles. Somente o curso Tecnólogo confere diploma de nível superior. 

Um curso técnico é de nível médio, e isso significa que, para ingressar é necessário ter concluído apenas o ensino fundamental. Geralmente são cursados durante o ensino médio. Já o curso tecnólogo tem como requisito obrigatório o estudante ter concluído o ensino médio.

Por esse motivo, as instituições onde encontramos esses dois cursos são diferentes. Os cursos técnicos são oferecidos por institutos federais de educação, escolas técnicas ou colégios. Os Tecnólogos são encontrados nas universidades, centros universitários e faculdades. Então essa é a opção certa para quem deseja se formar em Nível Superior. 

Bom, para não dizer que tudo entre eles é diferente, há um ponto em comum: ambos buscam formar profissionais para atender às demandas do mercado de trabalho. Os estudantes saem qualificados e encontram alta taxa de empregabilidade. Por vezes, já saem até mesmo com um emprego garantido. 

Em relação à duração eles também são parecidos, em média de dois a três anos. Os técnicos podem ser finalizados em menos tempo, dependendo do curso e da instituição. 

E qual a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo? 

Já entendemos que o curso técnico confere diploma de nível médio e o Tecnólogo, de nível superior. Mas então, qual a diferença do tecnólogo para as outras formações que uma faculdade oferece: bacharelado e licenciatura? 

A diferença, além da titulação, é o formato de cada curso. A licenciatura e o bacharelado são mais voltados para a teoria da área escolhida. Já o tecnólogo possui um ensino voltado para a prática. No dia a dia da graduação de grau Tecnólogo o aluno terá aulas práticas a fim desenvolver habilidades para atuar no mercado. 

Depois de entender um pouco mais sobre cada curso e suas finalidades, ficou fácil escolher qual se encaixa melhor nas suas expectativas profissionais. 

O importante é investir no seu futuro com uma educação de qualidade e para te ajudar nesse caminho o UniCV oferece diversas opções para você começar a estudar com a melhor experiência educacional. Clique aqui e confira todos os nossos cursos.