You are currently viewing Transtornos de aprendizagem: Qual profissional te ajuda a identificar?

Transtornos de aprendizagem: Qual profissional te ajuda a identificar?

O processo de aprendizagem se inicia nos primeiros dias de vida, onde a criança precisa se adaptar ao novo ambiente que está inserido. No decorrer do seu crescimento começa as descobertas, elas respondem facilmente aos estímulos e em decorrência disso, inicia-se o desenvolvimento das habilidades motoras como, move a cabeça, reage a sons, sorri com interações de outras pessoas, rola, senta, engatinha e posteriormente aprende a se equilibrar para andar. Junto a essa fase está a “murmuração”, termo utilizado quando eles começam a falar as primeiras palavras. 

Desde então, o desenvolvimento da criança já é observado, pois é nessa fase que já pode ser identificado algum distúrbio de desenvolvimento. Alguns pais costumam “tapar o sol com a peneira”, ou seja, não querem aceitar que seu filho possa ter algum problema, mas isso é um fator muito prejudicial, pois com um tratamento precoce, menos reflexo terá no futuro, sendo que um diagnóstico tardio pode prejudicar a vida social e profissional da criança. 

Por isso, hoje nas unidades de ensino, contamos com o profissional em Psicopedagogia. Você deve estar se perguntando “o que ele faz? Será que ele é um Pedagogo? Ou então, um Psicólogo?” É quase isso! 

O curso de Psicopedagogia tem como base a ciência da psicologia e pedagogia. Estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o objetivo deste profissional, identificar problemas mentais, cognitivos, motora, síndromes e distúrbios. 

O profissional psicopedagogo pode atuar tanto no ambiente escolar como em clínica.

No ambiente escolar, o profissional trabalha em conjunto com o professor e auxiliar de sala, de modo a identificar dificuldades/problemas na aprendizagem. O psicopedagogo faz um trabalho bem próximo da criança para que seja entendido de onde vem o problema e assim tratar, para que a criança consiga continuar o processo de aprendizagem com mais facilidade. Neste ambiente, o profissional precisará da ajuda familiar para o bom desenvolvimento da criança.

O outro ambiente de atuação é em clínicas, onde o trabalho é voltado para pais que já identificaram algo diferente em seus filhos. Neste caso, é utilizado diversos métodos para diagnosticar a criança/paciente. Durante a consulta, pode-se aplicar diversos tipos de testes para que o resultado seja mais preciso e assim iniciar o melhor tratamento.
O profissional dessa área, a cada dia está ganhando mais espaço no mercado de trabalho. Se você se identificou e gostaria de se profissionalizar nessa área, a UniFCV oferece a graduação de bacharelado em Psicopedagogia na modalidade EAD!

Confira em nosso site e transforme a educação através do seu conhecimento.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.