You are currently viewing Transferência: o que é e como fazer?

Transferência: o que é e como fazer?

Você provavelmente conhece alguém que começou um curso de Graduação muito empolgado, mas depois de um tempo mudou de ideia e começou a procurar por outras opções. 

Mesmo quem pesquisou bastante e fez uma escolha aparentemente perfeita pode se deparar com dificuldades que tornam aquele curso inviável.

Às vezes quem está no bacharelado percebe que a licenciatura atende melhor suas expectativas, ou precisa mudar de cidade e não poderá continuar na mesma instituição, ou simplesmente o curso não era o que se imaginava. Seja qual for o motivo, se você está passando por essa situação queremos te mostrar que é possível alcançar a mudança desejada com uma Transferência. Quer saber como funciona? Acompanhe o post que preparamos para te ajudar nesta jornada.

Tipos de transferência

Quem já decidiu que irá transferir o curso agora precisa avaliar qual tipo de transferência é a melhor opção. Existem dois tipos de transferência: interna e externa. Vamos entender cada uma delas. 

Transferência interna

As transferências internas são as trocas de cursos realizadas dentro de uma mesma  instituição, ou seja, quando o aluno quer mudar de curso permanecendo na sua atual faculdade.

Elas podem ser feitas por quem já está matriculado ou com a matrícula trancada, mas os critérios do processo podem variar de acordo com cada instituição. O mais comum é que a transferência interna ocorra entre cursos de áreas afins, ou seja, que tenham alguma ligação, por exemplo: Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, etc.

Verifique se a sua atual faculdade permite a transferência antes do primeiro semestre, pois é comum existir um prazo para realizar o pedido de mudança. 

Transferência externa

A transferência externa acontece quando o estudante deseja mudar de uma faculdade para outra. Nesse caso a mudança pode ser apenas de instituição ou de curso também.

É importante se informar sobre os documentos e processos exigidos pela instituição que irá receber o aluno. 

Onde pedir a transferência? 

Se a transferência for interna, basta ir até o setor responsável por esses assuntos, que pode ser a secretaria acadêmica ou coordenação do curso. Nos casos das transferências externas é recomendável se informar sobre os documentos que serão exigidos pela nova instituição e providenciar junto a instituição atual do aluno. 

É indispensável fazer todos os passos com calma e planejamento, assim, não haverá perigo de esquecer nada. Vale lembrar que geralmente esses processos podem levam alguns dias para serem finalizados, então não deixe para última hora. 

É necessário fazer alguma prova?

Algumas instituições podem pedir uma prova ou até mesmo o vestibular para realizar a transferência. Por isso, fique atento e informe-se para saber se a faculdade que você deseja ir pede alguma avaliação. É importante dizer que em alguns casos a nota do Enem pode ser utilizada para substituir o vestibular. 

Aproveitamento de disciplinas

Quando o aluno procura por uma transferência, uma das coisas que ele mais deseja é aproveitar o que já foi feito no primeiro curso. É o que chamamos de aproveitamento de disciplinas. As trocas realizadas pelo mesmo curso ou na mesma área são as mais possíveis de fazerem esse aproveitamento. 

Um estudante de Engenharia que faça uma transferência de instituição, permanecendo no mesmo curso, provavelmente poderá aproveitar matérias bases como Cálculo e Física. Porém, caso esse mesmo estudante queira transferir para um curso diferente, as possibilidades de aproveitamento vão diminuindo. A boa notícia é que existe a possibilidade de utilizar algumas matérias como horas complementares. 

E quem tem Prouni?

O programa não impede a transferência, mas é necessário verificar se a instituição de origem está credenciada no programa e se possui vagas disponíveis. 

Avaliar os prós e os contras e entender um pouco mais como funciona uma transferência é fundamental para fazer uma boa escolha. Afinal, essa é uma mudança importante para o seu futuro profissional e precisa ser bem planejada. 

Desse modo, com as informações em mãos e tendo o apoio de uma boa instituição, será muito mais fácil trilhar esse caminho e alcançar sucesso na sua formação acadêmica. 

Se você deseja mudar de curso mas ainda está com dúvidas, fale com nossa equipe para saber como funciona o nosso processo de transferência. 

 

Referências

Não sabe como funciona a transferência de faculdade? Nós explicamos! Blog Carreiras – Cruzeiro do Sul Educacional, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3bxuxUb>.  Acesso em: 22 de junho de 2022.