You are currently viewing Teste vocacional – Descubra o curso ideal para você

Teste vocacional – Descubra o curso ideal para você

Um dos grandes desafios da vida adulta é a escolha de uma profissão, que geralmente acontece por volta dos 17 anos de idade, quando se conclui o ensino médio. É uma decisão de tamanha responsabilidade, pois é a escolha que vai definir o trajeto de uma vida inteira, e por isso, um passo tão importante que deve ser bem pensado e planejado.
Para auxiliar nessa tarefa tão desafiadora, existe a possibilidade de se buscar ajuda profissional para a realização de uma orientação vocacional. A internet oferece inúmeros testes por meio de ferramentas gratuitas. Porém, segundo a Associação Brasileira de Orientação Profissional, eles não são ferramentas confiáveis, porque passam a ideia errada de que a utilização de um único teste pode indicar uma profissão ou área de estudo.
É de suma importância a compreensão que para se chegar a um resultado assertivo, não basta responder alguns dos testes disponíveis e encará-los como conclusivos, é preciso buscar um psicólogo (a), que é um profissional capacitado para realizar essa orientação, com foco em encontrar as áreas de maior aptidão, de acordo com o perfil de cada pessoa, com resultados confiáveis.
Apesar de comumente chamado “teste vocacional”, o psicólogo irá na verdade fazer uma avaliação psicológica, cujos testes são apenas uma parte desse processo. Uma avaliação com foco na vocação profissional é uma soma de várias avaliações, como entrevistas psicológicas com o interessado, até mesmo com familiares e amigos (caso necessário), além da aplicação de testes propriamente, tais como os de personalidade, aptidão, etc. A análise de cada etapa  realizada por um psicólogo, é imprescindível para alcançar resultados altamente satisfatórios e relevantes.

É possível confiar em um teste vocacional?

Os testes vocacionais de credibilidade são aqueles elaborados cientificamente, que receberam aprovação do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), do Conselho Federal de Psicologia (CPF). São testes que foram submetidos a pesquisas, avaliados e validados por uma banca capacitada de profissionais da Psicologia. Muitos desses testes demoram anos para sua aprovação, tal o rigor técnico a que são submetidos e por isso têm credibilidade.
Os testes vocacionais ajudam a identificar interesses em uma ou mais profissões, e com isso trazem maior clareza sobre qual caminho seguir, por meio de análise dos pontos fortes e fracos, aptidão, percepção, paixão, interesses e ambições. Medem o potencial de uma pessoa no desempenho de determinadas tarefas, de forma crítica. Avaliam os interesses, valores, personalidade e habilidades a partir de uma lista de opções de carreira que se adaptam aos seus interesses e com isso podem auxiliar no planejamento de carreira e ajudar a garantir que as habilidades serão realmente empregadas de forma adequada na profissão escolhida.

Como é um teste vocacional?

Os testes vocacionais costumam ser formatados em questões de múltipla escolha, relacionando as possíveis carreiras que têm conexão com as habilidades, competências e aptidões do avaliado. Há testes também que possuem questões subjetivas. As respostas dos testes serão sempre avaliadas e combinadas com carreiras compatíveis. Por isso a importância do profissional da psicologia para interpretar, avaliar todo o contexto de forma ampla, levando-se em conta a subjetividade de cada pessoa, seu histórico de vida, entre outros fatores.
Além disso, um bom teste possibilita o autoconhecimento que será imprescindível para a percepção se determinada carreira pode ou não ser promissora e passível de ser escolhida. Conhecer a si próprio é um caminho que possibilita que a tomada de decisão seja mais assertivas e haja um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Dentro da orientação vocacional, também é possível contato com profissionais de diversas áreas, para ouvir seus relatos, conhecer a campo o trabalho realizado por eles, fazer perguntas, esclarecer dúvidas, entender os prós e contras de uma determinada carreira. As faculdades costumam promover feiras sobre profissões e são excelentes oportunidades para auxiliar no processo de escolha. Também pode ser mostrado ao aluno interessado, opções de cursos, como funcionam, disciplinas que compõem a grade curricular e as instituições de ensino que oferecem a graduação.
Vale destacar, que os psicólogos irão apresentar os caminhos mais prováveis de identificação de carreira, mas a decisão sempre será do aluno. É preciso também conferir se os profissionais são registrados nos conselhos de classe, como o Conselho Regional de Psicologia, no caso dos psicólogos. O preço do teste vocacional com psicólogo varia de um profissional para outro e da empresa de consultoria. O importante é que o profissional seja registrado no CRP.
Embora seja importante uma avaliação psicológica minuciosa para se chegar a um resultado conclusivo sobre a vocação profissional de uma pessoa, alguns testes mais simples podem dar alguns indicativos importantes em direção à escolha da profissão, pelo simples fato de levar à reflexão sobre vários cenários do ambiente profissional que ajudam a pensar sobre situações, auxiliando no processo de autoconhecimento. Pensando nisso, a UniFCV disponibiliza um teste rápido, com trinta questões elaboradas a partir de perguntas e imagens que trazem pistas interessantes.

Que tal fazer o teste?
Clique aqui (https://admission.worka.love/chat/unicv?utm_source=Facebook&utm_content=Redes+sociais+-+Face%2Finsta&link_identification=1116&utm_medium=link) e acesse agora mesmo.