You are currently viewing Soft Skills: habilidades interpessoais no mercado de trabalho

Soft Skills: habilidades interpessoais no mercado de trabalho

Quão bom seria se, assim como no jogo The Sims, nós tivéssemos uma barrinha que mostrasse a evolução das nossas habilidades? Carisma, criatividade, lógica, cozinha, mecânica, esses são alguns exemplos das competências que podem ser treinadas e desenvolvidas no famoso jogo de simulação de vida real.

Assim como no game, nós podemos treinar e adquirir novas habilidades, basta dedicar tempo diariamente numa atividade que irá te render aprendizado. Porém, algumas aptidões podem ser aprimoradas muito mais rápido/fácil do que outras.

E por isso elas são divididas em duas categorias: hard e soft skills.

As hard skills são habilidades técnicas que podem ser aprendidas com cursos, treinamentos etc. Já as soft skills são habilidades comportamentais, que estão ligadas diretamente à personalidade e a experiência de vida de um indivíduo.

O jogo deixa claro essa diferença quando, por exemplo, para desenvolver carisma, ler um livro não basta e devemos fazer com que nossos sims interajam com os vizinhos e colegas de trabalho para aprimorar essa habilidade. E é assim na realidade, todas as relações e experiências que temos com outras pessoas, desenvolvem inconscientemente habilidades emocionais e sociais (soft skills), que são difíceis de serem quantificadas.

Importância

No mercado de trabalho atual, demonstrar habilidades comportamentais, emocionais e sociais é tão importante quanto dominar a técnica.

Isso se comprova quando, assim como no jogo, a cada nível da habilidade que aumenta, novas recompensas e benefícios são desbloqueados. Por exemplo, quanto mais proatividade você demonstrar mais reconhecido e elogiado você será.

Então é importante que aos poucos, conforme seu desenvolvimento, você utilize essas competências a seu favor no dia a dia, de forma que se destaque no trabalho ou até mesmo em seus relacionamentos.

Exemplos

A lista de habilidades interpessoais é gigante, porém há aquelas que são mais importantes e se destacam. Confira algumas delas:

  •  Trabalho em equipe

Resolução de problemas

  • Comunicação
  • Foco
  • Otimismo
  • Flexibilidade
  • Gestão de tempo
  • Proatividade
  • Ética
  • Persuasão

Como desenvolvê-las

Desenvolver uma Soft Skill muitas vezes pode envolver um processo interno de autoconhecimento, que busca aprimorar sua própria capacidade de enxergar em si mesmo a possibilidade de mudança e aperfeiçoamento pessoal. (mudar)

É um processo complexo e contínuo, pois ele acontece durante as experiências pessoais e em várias fases da vida.

Além disso, o mapeamento de perfil comportamental também proporciona o autoconhecimento necessário para que você se sinta motivado a desenvolver suas soft skills internamente.

Comece com passos menores e práticos antes de tentar outros mais complexos.

Pense em quais soft skills você já tem uma aptidão natural e quais você acredita que precisam ser melhoradas.

Imagine uma barrinha como a do The Sims, e pense em até qual nível ela está cheia. Por exemplo, de 0 a 10 o quanto você tem facilidade em gerenciar seu tempo? Esse é um ótimo exercício para ranquear suas soft skills e planejar como irá melhorar ou desenvolver aquelas que precisa.

Que tal já pegar um papel e fazer esse exercício? Em breve teremos novidades! 

Fique atento em nossas redes sociais!