You are currently viewing Soft skills e hard skills: conheça as habilidades do profissional do futuro

Soft skills e hard skills: conheça as habilidades do profissional do futuro

Para se destacar no mercado de trabalho, não dá para ser apenas mais um profissional com formação superior, é preciso ter um diferencial. É aqui que entram as soft skills e as hard skills. Mas o que isso quer dizer?

Esses termos são referentes às habilidades que os recrutadores buscam no processo de seleção. Se você quer ficar no topo do monte de currículos que todos os dias chegam até as empresas,  continue a leitura. A seguir, entenda mais sobre o assunto.

O que são soft skills?

Soft skills é um termo em inglês utilizado para designar as habilidades comportamentais de uma pessoa, isto é, as características da personalidade. Elas estão relacionadas com a maneira como nos expressamos, trabalhamos em equipe e agimos emocionalmente no ambiente de trabalho.

Por ser um aspecto subjetivo, nem sempre é fácil identificar as soft skills de uma pessoa. Entretanto, atualmente, as empresas reconhecem que um colaborador com essas habilidades, a longo prazo, representa crescimento, produtividade e resultados positivos.

Os recrutadores, por meio de testes e sondagens, estão preparados para reconhecer qual candidato possui um perfil mais condizente com a vaga ofertada. Por isso, antes de ir para uma entrevista de emprego, conheça algumas soft skills:

• criatividade;
  • empatia;
  • inteligência emocional;
  • comunicação assertiva;
  • capacidade de liderança;
  • flexibilidade;
  • resiliência;
  • facilidade para trabalhar em equipe;
  • proatividade.

Com outras palavras, o empreendedorismo atual (e do futuro) valoriza um trabalho colaborativo. Não há espaço para pessoas individualistas, centralizadoras e antipáticas. Fique atento e busque não só o desenvolvimento profissional técnico, mas também seu desenvolvimento pessoal.

O que são hard skills?

As hard skills são as habilidades técnicas de uma pessoa, ou seja, as competências adquiridas na graduação, formação continuada, experiência profissional etc.

Por meio de certificados, diplomas, portfólios, entre outros documentos, essas habilidades são facilmente identificadas. Entretanto, muitas vezes, candidatos fortes perdem ótimas oportunidades de emprego por não organizar o currículo, se expressar com clareza ou saber lidar com as novas tecnologias.

Outro problema comum é o colaborador que na teoria possui ótimas hard skills, porém, não consegue colocá-las em prática. Por exemplo, não é porque uma pessoa possui um diploma de inglês avançado que ela realmente é fluente em inglês. A seguir, conheça algumas hard skills:

• habilidade com as novas tecnologias;
  • curso de graduação, mestrado e doutorado;
  • pós-graduação, palestras, cursos de extensão.
  • fluência em mais de um idioma;
  • formação em mais de uma área do conhecimento.

Investir na sua carreira profissional é o primeiro passo para conquistar uma ótima vaga de emprego. Que tal potencializar sua formação com Cursos de extensão EAD? São rápidos, servem para atualizar o conhecimento e turbinam seu currículo.

Para o profissional do futuro, não basta ter somente essa ou aquela habilidade. A combinação de diferentes competências é a garantia de um perfil mais completo. A seguir, saiba como desenvolver as soft skills e as hard skills.

Saiba como desenvolver as habilidades que vão mudar a sua vida

O primeiro passo para desenvolver as hard skills e as softs skills é entender a diferença entre elas. E isso, você já sabe! Em seguida, é saber que ninguém nasce sabendo. Algumas pessoas possuem mais facilidade que outras em determinados aspectos comportamentais e áreas do conhecimento, entretanto, todas as competências podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas.

As soft skills exige muito empenho e dedicação. O importante é buscar o autoconhecimento: faça terapia, consuma cultura de qualidade e pratique exercícios físicos. Se você é uma pessoa tímida, pode procurar atividades – por exemplo, um curso de teatro – que te ajudem a se expressar melhor.

Para desenvolver as hard skills só há um caminho: estudar! Escolha uma Instituição de Ensino confiável. Seja participativo durante as aulas, não leve dúvidas para casa e sempre revise o conteúdo.

Na UniFCV, você estuda com professores altamente qualificados e nossa metodologia foi pensada para você desenvolver as hard skills, bem como, facilitar o processo de desenvolvimento das soft skills. Lembre-se que o conhecimento é um processo contínuo. Clique aqui, escolha seu curso e continue investindo na sua formação.

Agora, você já sabe tudo o que precisa para ser um profissional de destaque. Entretanto, durante a entrevista de emprego, é importante que você pontue todas as suas qualidades. Tenha autoconfiança, afinal, você sabe que possui uma ótima formação. Antes de tudo, valorize o seu potencial.

Facilitamos um pouquinho mais para você: faça nosso teste vocacional e descubra qual é o seu perfil profissional.

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.