You are currently viewing O que faz um profissional de Recursos Humanos

O que faz um profissional de Recursos Humanos

Um dos caminhos para o sucesso organizacional é a busca por um gerenciamento empresarial mais humano e com propostas reflexivas, sempre visando o crescimento de seus colaboradores. Pensando nisso, o profissional de Recursos Humanos (RH) surge como a voz que se preocupa com uma gestão mais voltada para os funcionários e consequentemente busca os melhores resultados para a empresa.  

Você sabe como surgiu o profissional de Recursos Humanos?

 Quando pensamos nesse profissional, é preciso traçar um panorama histórico para compreender quais foram as suas contribuições no mercado de trabalho. Tendo seu fundamento no final do século XIX, o setor de Recursos Humanos foi inicialmente chamado de “Recursos Industriais”, justamente por sua influência na Revolução Industrial. Durante todo esse período o setor cresceu e ganhou visibilidade, pois essa era a oportunidade certa para estreitar as relações entre empregados e empregadores. Conforme o avanço da economia e as mudanças comportamentais, o setor também precisou de uma mudança significativa, principalmente nos anos 80 e 90, houve um aumento simbólico no número de contratados, desse modo, as empresas precisaram especializar profissionais para possíveis contratações e gerenciamento de pessoas. Assim, o profissional de RH ganhou os moldes que conhecemos hoje, claro que atualmente contamos com a tecnologia como nosso aliado, mas esse segue sendo um profissional extremamente necessário, principalmente por apresentar uma visão mais humanizada.

 

Quais as funções desse profissional?

 O profissional dessa área tem importante papel na gestão de uma empresa, além disso, ele coopera para o bom funcionamento dos setores e ação de planejamento de alguns itens específicos, como:

  • Treinamentos;
  • Análise de estratégias;
  • Departamento pessoal;
  • Aplicação de leis trabalhistas;
  • Planejamento para recrutamento;
  • Implantação para programas voltados para a melhoria do setor e qualidade de vida.; 
  • Desenvolvimento e gerenciamento de políticas voltadas para os Recursos Humanos.

Fundamental para o mercado de trabalho

 Em um mundo imerso em tecnologia e cada vez mais competitivo, o profissional de Recursos Humanos se faz cada vez mais necessário, visto que, uma de suas principais funções é colaborar para a ampla gama de profissionais capacitados, para que executem ações na empresa. O perfil desse profissional é composto por: proatividade, boa comunicação, visão estratégica, bom gerenciamento de tempo e conflito, espírito motivador e empatia com os colaboradores. 

 O profissional de RH é uma das grandes forças motivadoras da empresa, eles são responsáveis pelo bom funcionamento do ambiente e cooperam para que as demandas sejam atendidas de maneira correta, tanto por parte da empresa quanto por parte do funcionário, além disso, contribuem para o desenvolvimento de colaboradores e a criação de estratégias de ampliamento e otimização.  

 Se interessou pela profissão? A UniFCV tem o curso de Graduação em Gestão de Recursos Humanos e te colocam na frente quando o assunto é mercado de trabalho. Faça o TESTE VOCACIONAL, descubra já se essa será a carreira que você irá trilhar!