You are currently viewing O que faz um profissional de logística?

O que faz um profissional de logística?

 

Sabe aquela comprinha da China que leva meses para chegar? Você já parou pra pensar em todo o processo envolvido para trazer a sua encomenda para o Brasil? O processo começa com a postagem do produto que, em seguida, pode ser enviado naqueles barcos enormes com inúmeros containers prontos para atravessar o mundo. 

Em meio a tantas mercadorias um profissional se destaca para que cada produto seja entregue certinho: O profissional de logística. 

O profissional

Armazenamento, estoque, transporte, controle, catalogação, planejamento etc. tudo isso é de responsabilidade deste profissional, que coordena e movimenta recursos do local de partida para o destino final de forma organizada e eficiente. 

Se você escolher atuar nesta área, será responsável por diversas atividades do setor de produção e terá um papel fundamental na negociação e sugestão de melhorias, já que esse é um dos princípios da logística: a otimização de processos e redução de custos. 

Vamos aprofundar um pouco mais nas atuações? Dá uma olhada nessas áreas que você poderá trabalhar: 

Estoque

Aqui é de responsabilidade do profissional o controle da quantidade de insumos consumidos pelas empresas na qual trabalha. Cuidar da quantidade que foi produzida, ficar de olho nos excessos, tudo para que o fluxo de produção siga ininterrupto. 

Transporte 

Essa etapa é uma que demanda muito cuidado. Aqui você precisa garantir não só que a carga chegue ao seu destino, mas pensar na maneira mais eficaz. Vai ser melhor transportar por caminhão, navio ou avião? Cada um tem suas vantagens e desvantagens e cabe ao profissional de logística ponderar e escolher o melhor para empresa. 

 

Armazenamento 

Cada produto exige uma condição especial de armazenamento, uns não podem ficar expostos ao sol, outros necessitam de uma temperatura própria. Saber separar e controlar o fluxo de entrada e saída do armazenamento pode ser uma de suas funções. 

Processamento de pedidos

Abrange ações como garantir que o pedido do cliente seja efetuado com sucesso, se preocupando com a embalagem, lembrando de dar baixa no estoque, informar os dados da compra no sistema e fazer o envio para a transportadora.

Onde atuar? 

Já vimos que trabalho é algo que não vai faltar se você resolver seguir essa carreira. As funções e responsabilidades podem mudar de empresa para empresa, por isso vale a pena saber em quais ramos da indústria você poderá atuar. É comum encontrar profissionais de logística em:

  • Portos;
  • Aeroportos;
  • Setor comercial;
  • Transportadora;
  • Empresas de encomenda;
  • Centros de distribuição;
  • Lojas de móveis.

Com tantas oportunidades assim é fácil se perder e não ter por onde começar. Pois bem, nisso podemos te dar uma mão! O melhor caminho para cair de cabeça no mundo da logística é fazer uma graduação. Durante o curso, você poderá ver inúmeras aplicações da profissão, aprender o que gosta e entender como fazer isso da melhor maneira.