You are currently viewing O que faz um profissional de Gestão de Recursos Humanos?

O que faz um profissional de Gestão de Recursos Humanos?

Quando falamos em Recursos Humanos, logo pensamos em processo seletivo, pois, o primeiro contato do funcionário com a empresa, ainda na entrevista de emprego, é com o RH. No entanto, além dessa, o RH possui outras funções importantes para o bom funcionamento organizacional.

A Gestão de Recursos Humanos é uma área recente, que teve início no começo do século XX. Após a Revolução Industrial, as organizações notaram a relação entre clima organizacional e produtividade, assim, o mundo corporativo começou a investir em práticas que visam o bem-estar do trabalhador. 

Mas você sabe o que realmente faz um gestor de RH? 

As funções do gestor de Recursos Humanos

A gestão de Recursos Humanos impacta todos os setores de uma empresa. Por isso, é importante o papel do gestor estar bem delineado. Selecionamos as principais funções desempenhadas no RH. Confira!

Recrutamento e seleção: é dever do gestor planejar e acompanhar o processo de recrutamento para garantir que o perfil do futuro colaborador esteja alinhado com as expectativas da empresa.

Treinamento e capacitação: cabe aos gestores de cada setor avaliar o desempenho dos colaboradores e mensurar os  resultados. A partir disso, o RH fica responsável por planejar e promover treinamentos que contribuem para o desenvolvimento das equipes.

Engajamento dos profissionais: diante da insatisfação de um colaborador ou de uma equipe, cabe ao gestor do RH executar estratégias para sanar o problema e manter a motivação.

Reestruturação de equipe: assim como o processo de recrutamento começa pelo RH, a reestruturação de equipe (o processo de demissão) é finalizada nesse setor.

É dever do gestor de RH buscar alternativas estratégicas para evidenciar o valor agregado do seu capital humano, evitar a rotatividade de colaboradores, bem como potencializar a produtividade da equipe. A seguir conheça o perfil desse profissional.

Perfil do gestor de Recursos Humanos

Além de ter conhecimento dos processos administrativos, um gestor de RH precisa ser engajado, estratégico e gostar de inovação. Algumas características importantes para esse profissional são:

comunicação: o diálogo entre o gestor e os colaboradores é importante para a manutenção do entrosamento da equipe. A cultura de feedbacks é uma estratégia que ajuda a diminuir as falhas e os ruídos de comunicação.

proatividade: o gestor de RH deve ser o primeiro a vestir a camiseta da empresa, pois, se ele não estiver engajado, a desmotivação tomará conta dos setores.

buscar capacitação constante: pessoas não são estáveis, pois estão em constante mudanças. Por isso, o gestor de RH precisa estudar as novas realidades tecnológicas e sociais, bem como ficar  ligado com as tendências do mercado.

visão estratégica: o gestor precisa estar sempre um passo à frente dos possíveis problemas, elaborando estratégias para assegurar as melhores soluções.

O melhor gestor de RH é aquele que consegue motivar as pessoas e despertar suas qualidades. Você se encaixa nesse perfil e quer impulsionar a mudança? Então, saiba mais sobre o curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

Cursos de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Na UniFCV contamos com o curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Com duração de 2 anos, a matriz curricular engloba as competências das áreas de RH: treinamentos, benefícios e recrutamentos, gerência, planejamento, coordenação de equipe; além da competência técnica, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal.

Sabemos que o mercado corporativo está em constante mudança, influenciando na atuação do RH. Por isso, prezamos por um ensino diferenciado que acompanha as tendências do mercado empresarial.

Para quem deseja impulsionar a carreira profissional com rapidez, qualidade e flexibilidade, o curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da UniFCV oferece a melhor formação. 

O mercado de trabalho busca profissionais proativos e com olhar estratégico. O RH é um dos setores que mais cresce no Brasil, pois, em busca de resultados, as empresas entenderam a importância de transformar as corporações por meio da atuação ativa do RH. De acordo com o site Vagas.com, o salário inicial de um gestor de RH é R$2.611,00 e pode chegar até R$6.287,00.

Curtiu conhecer um pouco mais sobre a profissão do gestor de RH? Agora você já sabe qual é a qualificação necessária para trabalhar nesse setor empresarial. Então, escolha sua modalidade: presencial ou EAD, e matricule-se no curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Venha para UniFCV e transforme seu futuro.

Ainda está em dúvida sobre qual carreira profissional seguir? Faça nosso teste vocacional!

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.