You are currently viewing O que é Coworking?

O que é Coworking?

Responder essa pergunta pode ser um pouco mais complexo do que parece, uma vez que Coworking  pode ser definido de diferentes formas. Uma reposta curta e direta para essa pergunta é a afirmação de que Coworking é um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e colaborativa. O Coworking tem se espalhado cada vez pelos centros urbanos e atingido diversas áreas do mercado de trabalho.

Coworking também é um movimento global de cultura. Dentro dessa cultura, Se você acredita que compartilhar conhecimento é uma das melhores formas de desenvolver um projeto, procure reunir seus amigos e contatos para fazer uma seção de coworking.  O espaço destinado ao Coworking é um local ou empresa que oferece toda a estrutura necessária para que outras empresas desenvolvam seus negócios fazendo uso dessa estrutura por um valor mais acessível. Estes espaços podem ter fins comerciais ou não, e contam com toda estrutura que um escritório tradicional teria, porém compartilhada por todos os integrantes do espaço, o que barateia os custos e permite trocas de experiências mais intensas.

Geralmente um espaço de coworking é frequentado por empresas e profissionais independentes jovens que buscam inovação, criatividade, troca de experiências e criação de uma rede de contatos forte.

Pequenas empresas

Se você é uma pequena empresa ou um profissional independente, você pode encontrar um Espaço de Coworking para oferecer seus serviços. Geralmente, você pode contratar um plano baseado em horas de utilização ou mesmo um plano fixo mensal. Lá você vai encontrar toda a estrutura tradicional de um escritório, com uma boa localização, uma grande comunidade de profissionais diversos para trocar experiências e um custo muito inferior a manutenção de um escritório próprio. Estes espaços, apesar de compartilhar o mesmo teto, são projetados para que cada empresa funcione completamente independente uma da outra. As pessoas não se misturam, e não existe a formação de uma comunidade unidade de profissionais.

Como o coworking funciona?

Para usufruir do espaço de coworking, você normalmente tem duas opções contratar o escritório de coworking por hora de utilização ou fechar um plano fixo mensal.

Feito isso, você poderá usufruir de toda estrutura que o escritório pode te oferecer. Geralmente estes espaços contam com:

  • Internet Wi-Fi de alta velocidade
  • Salas privativas
  • Sala de treinamento
  • Salas de reunião
  • Impressora multifuncional
  • Espaço para relaxamento
  • Armários individuais
  • Lanchonete ou copa
  • Banheiro
  • Estacionamento
  • Escritório virtual
  • Recepção

Benefícios de aderir o coworking : 

  • Infraestrutura de qualidade

Além dos gastos com o estabelecimento, você também terá que se preocupar com equipamentos para consultas e exames, a decoração da recepção e sala de espera, ferramentas para agendamento, entre outros gastos fixos.

Ao fechar um coworking médico, você poderá usar a infraestrutura completa do espaço sempre que precisar, sem se preocupar com taxas adicionais e manutenções.

  • Horários flexíveis 

Dependendo de onde for o espaço, você poderá trabalhem horários alternativos. Os horários são flexíveis, tanto que existem planos nos quais você paga por hora que usar o espaço. Dessa forma, fica muito mais fácil encaixar seus clientes na agenda.

  • Ótima primeira impressão

quando um cliente busca um serviço, ele quer ter uma experiência. Por isso, um espaço de inovação e criatividade como um coworking pode ser crucial na fidelização de seu público.

Os espaços de coworking costumam ter um alto padrão e uma ótima estética, encantando facilmente todos os visitantes.

E aí, pronto para investir no seu negócio aderindo a um coworking?

Para mais dicas e para formações voltadas para o empreendedorismo, conheça o Smart Space da UniFCV.