You are currently viewing MÚSICAS PARA ESTUDAR: CONFIRA DICAS E PLAYLISTS

MÚSICAS PARA ESTUDAR: CONFIRA DICAS E PLAYLISTS

Desde que o mundo é mundo, a música existe. Mesmo que passem despercebidos, o dia inteiro, estamos rodeados por sons e ritmos: respiração, batimentos cardíacos, o barulho da cidade, da chuva, do pedreiro martelando, de um mosquito. O ser humano é um grande inventor rítmico.

Melodias e harmonias despertam memórias e emoções. Há músicas que grudam tanto que, quando menos percebemos, estamos balbuciando a letra repetidamente e sem conseguir parar. É muito mais fácil decorar o hit do momento do que uma fórmula matemática. Por que será? Muitos pesquisadores já fizeram essa pergunta, e a resposta – no curto e grosso modo – é que sons e ritmos estimulam as atividades cerebrais.

A seguir, confira curiosidades, dicas e playlists que vão te ajudar a manter a concentração e o relaxamento para aproveitar melhor os estudos.

EFEITO MOZART

Em 1993, Rauscher e outros pesquisadores investigaram o efeito de escutar Mozart. Por meio de testes de raciocínio, foi descoberto que a música aumenta os índices de ondas Alfa, responsável pelo relaxamento, além de contribuir para o desempenho da memória, resolução de problemas, fluência em leitura e liberação de endorfina no cérebro.

Com o tempo, esse estudo ficou tão popular que ganhou a atenção dos jornais e das autoridades. Daí, você já sabe, né: quando a fofoca é boa, se espalha rapinho! Não deu outra. O senso comum exagerou e criou a falácia – se fosse no nosso tempo, a famosa fake news – que ouvir Mozart deixa as pessoas mais inteligentes. Então, o governador da Geórgia gastou um baita orçamento para distribuir cópias de CD’s com faixas do compositor para cada criança que nascia no país.

Hoje, sabemos que escutar Mozart não vai aumentar o QI, porém, pode te ajudar na concentração.

Que tal experimentar? Solte o play e continue a leitura.

ESCOLHENDO O REPERTÓRIO

Na há uma receita prontinha para montar um repertório. O melhor jeito é experimentar e descobrir o que mais funciona para você. Entretanto, é interessante levar alguns pontos em consideração:

Volume da Música: se você está com fone de ouvido, é recomendado que o volume não seja alto. Além disso, alguns estudiosos dizem que um volume superbaixo, quase inaudível, estimula mais a concentração.

Ritmo: há uma hipótese que a frequência 432Hz, utilizada nas músicas clássicas, possui um efeito tranquilizante, pois, unifica as propriedades da luz, tempo, espaço, matéria e código da criação. Por isso, na hora de estudar, escolher o ritmo clássico é uma ótima opção.

Letras:  às vezes, ao invés de ajudar na concentração, as músicas com letras podem atrapalhar. Sem que você perceba, sua atenção é desviada para memorizar ou para acompanhar o que está tocando. 

AS 5 MELHORES PLAYLIST PARA ESTUDAR

1 Intense Studyng

Uma playlist de música clássica, com Mozart, Bach, Chopin e outros. Além disso, também há composições instrumentais mais modernas. Perfeita para quem quer variar o estilo musical, curtir um ótimo som e acalmar a mente para estudar com tranquilidade.

2 Lofi Study

O melhor de tudo é que essa playlist é ao vivo e está no ar há mais de dois anos. Diariamente, milhares de pessoas ao redor do mudo assistem a live que traz canções com batidas em ritmo lento e uma qualidade impecável. A estética etérea e o looping da permanência conquistaram o carinho dos fãs.

3 Nature Souds

Se você gosta de ouvir o cantar dos pássaros, o desaguar de uma cachoeira, a chuva caindo ou as ondas do mar, essa é a sua playlist perfeita. Os sons da natureza ajudam a reduzir os níveis de estresse, assim, você alcança uma melhor performance nos estudos.

4 Brain food

As músicas eletrônicas também entram nessa lista! Uma playlist com batidas animadas que podem aumentar o seu foco e concentração. A intenção é espantar o sono e deixar você totalmente envolvido com o que está fazendo.

5 Peaceful piano

A paz e a tranquilidade do piano podem ser desfrutadas nessa playlist. Um plano de fundo que abafa totalmente os ruídos externos e te coloca em sintonia com o presente para memorizar e focar na leitura.

Todas essas dicas também podem ser encontradas em aplicativos de streaming, por exemplo: Spotify, Amazon Music, Deezer, entre outras. É só digitar o nome da playlist no campo de busca e aproveitar.

E aí, gostou das dicas? Agora, é só compartilhar com a galera. Aproveite também para conhecer outros conteúdos disponíveis no nosso blog. Na UniFCV, o ritmo é seu.

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.