You are currently viewing Libras: a importância da educação inclusiva nas universidades

Libras: a importância da educação inclusiva nas universidades

Você conhece alguém que sabe falar a Língua de Sinais – Libras? No Brasil existem mais de 10 milhões de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, sendo que 2,7 milhões possuem surdez profunda, segundo dados do IBGE de 2020. 

Isso significa que é fundamental uma preocupação e um empenho em oferecer uma educação bilíngue e inclusiva para essa parcela da população. 

Mas por que ensino bilíngue? 

É importante destacar que a língua de sinais é a primeira em importância para os surdos. Ela não é a simples gestualização da Língua Portuguesa através do alfabeto manual. 

A língua de sinais possui estrutura linguística e gramatical própria e a comunicação ocorre através da interação e relação entre os elementos que compõem uma frase. Por esse motivo, sua complexidade se assemelha às outras línguas.

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) já é assegurado por lei, juntamente com a Língua Portuguesa, possibilitando uma educação bilíngue para surdos. Nessa modalidade, a Libras é a primeira língua e o Português escrito, a segunda.

Essa é uma importante conquista que precisa ser promovida cada vez mais na sociedade. O intuito é oferecer uma educação nesse formato durante toda a vida escolar do estudante. 

Isso garante liberdade de expressão e igualdade à pessoa surda.

É papel de todos estar consciente e realizar ações que valorizem a língua e a cultura da comunidade surda. 

Intérprete de libras

Não tem como falar em educação para surdos sem falar da atuação dos intérpretes.

O papel que desempenham é essencial na transmissão dos conhecimentos e conteúdos ministrados na aula pelo professor ouvinte. 

Mas além de traduzir, o objetivo é garantir uma aprendizagem eficiente e um envolvimento do aluno na comunidade escolar, possibilitando que ele desenvolva as suas potencialidades.

Todos nós podemos promover uma sociedade mais justa e sem barreiras. A educação é um direito de todos e precisamos garantir isso por meio de ações concretas. 

Nós, do UniCV, queremos possibilitar aos nossos alunos uma inclusão eficaz. Disponibilizamos intérprete de libras na modalidade EAD* e vamos continuar trabalhando para oferecer recursos inclusivos.

A mudança que queremos começa com cada um de nós. Vamos juntos fazer a diferença. 

*disponível para alguns cursos