You are currently viewing Internet das Coisas: o futuro começa agora

Internet das Coisas: o futuro começa agora

Houve uma época em que as inteligências artificiais estavam restritas ao universo hollywoodiano. Imagina a possibilidade de entrar em um carro voador e, ao estilo de De Volta para o Futuro (1985), tirar um rolê no espaço-tempo. Esse é o sonho de todo amante de tecnologia e ficção científica, não é mesmo? Infelizmente, as máquinas do tempo continuarão na especulação – quem sabe um dia. No entanto, o mundo digital e o físico estão cada vez mais conectados.

A internet automatizou nosso cotidiano. Os objetos menos imagináveis podem ser ativados com um único comando de voz ou um touch no smartphone. Horas antes de chegar em casa, é possível ligar o ar-condicionado. Duas palmas podem acender uma luz. Do quarto, você ativa a cafeteira. Há aspiradores de pó programados para fazer a limpeza da casa.

Eles não são pokémons, porém, também evoluíram: de inanimados e sem graça, os objetos ganharam chip, aplicativos e inteligência artificial. Tudo isso só é possível devido à Internet das Coisas. A seguir, entenda mais sobre o assunto.

A Internet  das Coisas é um conceito utilizado para descrever a interconexão digital de objetos do cotidiano com a internet. O termo teve origem no inglês – Internet of Things (IoT) e foi criado, em 1999, por Kevin Ashton – pioneiro tecnológico britânico.

Atualmente, convivemos com uma gama de objetos conectados: casas, eletrodomésticos, automóveis – isto é, engloba tanto os pequenos gadgets, como óculos e drives de armazenamento online, quanto infraestruturas mais complexas, por exemplo, sistemas de segurança.

O estilo de vida digital chegou para ficar. Além de ser um recurso facilitador, no ramo industrial, a Internet das Coisas contribui para a qualidade dos produtos, uma vez que a inteligência artificial consegue detectar erros com uma velocidade superior à capacidade humana.

Conheça algumas aplicações possíveis de Internet das Coisas

Casas inteligentes: eletrodomésticos; termostato; sistemas de segurança; lâmpadas, assistentes virtuais, babás eletrônicas, entre outros objetos. As lâmpadas inteligentes, por exemplo, contribuem para a economia de energia, pois, podem ser programadas para desligar sozinhas e diminuir de intensidade conforme a necessidade do ambiente.

Cidades inteligentes: semáforos; monitoramento; e sustentabilidade. Talvez esse seja o projeto mais ambicioso relacionado à Internet das Coisas. No entanto, os países subdesenvolvidos já deram os primeiros passos para a implementação de sistemas inteligentes nos grandes centros. Com isso, é possível melhorar a qualidade da água, reduzir a poluição e otimizar a mobilidade urbana.

Medicina: o smarthwatch é um exemplo de gadget utilizado em prol da medicina. Ele mede os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea do usuário, além de emitir um aviso caso detecte alguma disfunção. Alguns hospitais já possuem equipamentos inteligentes, como camas autorreguladoras. Próteses, marca-passos e aparelhos de audição são as promessas inteligentes para o futuro.

Agrotech: máquinas automatizadas e sensores meteorológicos. Já é possível utilizar a Internet das Coisas para medir nível de água, nutrição do solo, bem como ativar sistemas de irrigação.

A interação entre o ser humano e a tecnologia é a promessa do futuro. Atualmente, utilizamos uma conexão 4G, que possui uma velocidade de 300Mbps por segundo. Essa não é a opção adequada para gerenciar dados e servidores. No entanto, até 2022, as empresas tecnológicas prometem uma nova versão da internet móvel, o 5G, capaz de suportar até um milhão de dispositivos conectados em um raio de 1km².

As torres de Internet 5G serão fundamentais para a reestruturação e o planejamento de uma sociedade tecnológica. E você pode ser um profissional por trás da Internet das Coisas. A seguir, saiba como!

Internet das Coisas: o curso do profissional do futuro

A UniFCV conta com o curso de Graduação EAD em Internet das Coisas, com duração de 2 anos e meio. O nível tecnólogo é ideal para quem precisa de uma formação mais rápida. Além disso, ele oferece uma formação focada na prática do mercado de trabalho.

Por ser uma área em expansão, o mercado está carente de profissionais e precisa de tecnólogos capacitados para operarem as novas tecnologias. A matriz curricular do curso engloba:

• algoritmo e lógica de programação;
  • programação para dispositivos móveis;
  • segurança e privacidade;
  • sensores e atuadores em Internet das Coisas;
  • banco de dados;
  • sistemas operacionais.

Durante o curso, os alunos são capacitados para trabalhar com manutenção e desenvolvimento de sistemas, sensores e redes sem fios, instalações de inteligências artificiais em residências, bem como desenvolvimento de aplicativos.

A Internet das Coisas também está no sistema de ensino! A UniFCV preza pela autonomia do sujeito, incentivando uma formação crítica, reflexiva e de impacto na sociedade. Contamos com uma metodologia intuitiva, professores e tutores especializados e sistema virtual de ensino com tecnologia de ponta. Tudo isso contribui para o futuro profissional desenvolver habilidades de:

• mentalidade ágil;
  • tomada de decisão;
  • organização e responsabilidade;
  • raciocínio lógico;
  • visão empreendedora.

Segundo o Site Nacional de Emprego (SINE), o salário inicial  de um tecnólogo em Internet varia de acordo com o tamanho da empresa e a experiência do profissional. Confira a tabela:

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo da Internet das Coisas? Se ainda está com dúvidas, assista o vídeo abaixo e escolha fazer parte da mudança!

Para se matricular, é muito fácil! Clique no botão abaixo, acesse nosso site e garanta sua vaga. A UniFCV acompanha as mudanças tecnológicas do mercado e prepara você para ser um profissional de excelência.

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.