You are currently viewing DESIGN DE INTERIORES: SAIBA TUDO SOBRE ESSA ÁREA EM ASCENSÃO

DESIGN DE INTERIORES: SAIBA TUDO SOBRE ESSA ÁREA EM ASCENSÃO

ambientes que parecem mágicos. A gente entra e o humor muda completamente. Cada detalhe, textura, cores e proporções, tudo se harmoniza. Entretanto, por trás dessa mágica, há um profissional capaz de transformar espaços: o designer de interiores.

Será que essa é a sua área? A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o curso de graduação em Design de Interiores.

O QUE FAZ O DESIGNER DE INTERIORES?

O designer de interiores é o profissional que dá continuidade ao trabalho do engenheiro civil e do arquiteto. Sua atuação tem por objetivo integrar conforto, funcionalidade e estética  aos ambientes privados, de trabalho, lazer etc.

Regulamentada em 2017, pela lei 13.369, essa profissão engloba as funções de:

• projetar ambientes internos, otimizando o conforto, a segurança, a estética e a saúde;
  • selecionar cores, revestimentos e acabamentos;
  • desenhar móveis;
  •  planejar a ventilação do ambiente;
  • elaborar o projeto luminotécnico;
  • gerenciar o processo de decoração;
  • prestar consultorias.

PERFIL PROFISSIONAL

Ainda que haja rotina, o designer de interiores nunca tem um dia igual o outro no trabalho. A criatividade e o conhecimento técnico devem andar lado a lado.

Quem escolhe essa área, precisa lidar com pessoas o tempo todo, por isso, é importante desenvolver – e sempre buscar – as seguintes habilidades:

• comunicação e escuta humanizada;
  • olhar analítico, crítico e inovador;
  • versatilidade e flexibilidade;
  • inteligência emocional e cultural;
  • persuasão e negociação;
  • relacionamento interpessoal;
  • proatividade.

MERCADO DE TRABALHO

A notícia é boa! O mercado de trabalho está quentíssimo. Com a pandemia da Covid-19, o home office teve um grande crescimento.

Assim, as pessoas estão passando mais tempo em casa e, consequentemente, repensando seus espaços em busca de conforto, praticidade e elegância.

Além disso, os apartamentos compactos são a nova onda entre os jovens adultos, que investem em versatilidade e funcionalidade para otimizar os ambientes.

Tem mais! A economia criativa chegou para ficar e, com ela, a sustentabilidade se tornou o foco das grandes empresas. Assim, o designer de interiores conta com uma ampla área de atuação:

• spas, resorts e hotéis;
  • empresas de projetos de interiores;
  • imobiliárias e construtoras;
  • lojas de decoração e mobiliário;
  • escritórios de design e de arquitetura.

Enfim, se há espaço físico, há oportunidade profissional para o designer de interiores.

SALÁRIO

o salário é bem atrativo! Na verdade, pode variar de acordo com o tempo de atuação, portfólio e especializações. No início da carreira, a média salarial é de R$2.273,20. Já o teto salarial pode chegar até R$4.966,59.

DESCUBRA COMO SE TORNAR UM DESIGNER DE INTERIORES

Para trabalhar nessa área, é necessário formação acadêmica. O curso de graduação em Design de Interiores é a sua melhor escolha.

Agora, vem a novidade boa. Na UniFCV, você pode se tornar um designer de interiores estudando na modalidade presencial ou EAD.

Com duração de 2 anos, a grade curricular engloba disciplinas como: desenho e tecnologia, ergonomia, gestão e planejamentos. Nossa metodologia multidisciplinar vai muito além do conteúdo programático, ela oferece subsídios para você desenvolver as habilidades mais valorizadas pelas grandes empresas.

Não há nada como ter um cantinho para chamar de nosso, não é mesmo? Faça Design de Interiores na UniFCV e seja o profissional que inspira qualidade de vida e bem-estar.

Ainda não sabe se esse curso é ideal para você? Tudo bem! Faça nosso teste vocacional e descubra agora mesmo seu perfil profissional.

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.