You are currently viewing DESCUBRA COMO MONTAR UM CURRÍCULO PARA ESTÁGIO

DESCUBRA COMO MONTAR UM CURRÍCULO PARA ESTÁGIO

O estágio remunerado vai muito além de uma oportunidade financeira para conciliar o trabalho e os estudos. Esse é o momento em que o estudante entra em contato com a prática e a realidade cotidiana da profissão que pretende seguir. Posteriormente, a vivência será um grande diferencial para colocar no currículo.

Entretanto, enquanto ainda não pegou o diploma da graduação, como conseguir as melhores vagas de estágio? Não se preocupe, continue a leitura e descubra em menos de 5 minutinhos como montar o seu currículo perfeito.

O SEGREDO QUE VAI MUDAR A VIDA DE QUEM PROCURA UM ESTÁGIO

A verdade é que não existe uma fórmula prontinha para montar o melhor currículo. O mais importante é que você apresente uma identidade coesa e consistente. Para isso, há algumas informações (e macetes) que não podem faltar. Confira a seguir:

INFORMAÇÕES PESSOAIS

Começar pelas informações pessoais parece óbvio, não é mesmo? É tão óbvio que muitas pessoas esquecem de colocar dados importantes. Por isso, é preciso prestar atenção e não deixar faltar:

  • foto 3×4;
  • Nome Completo;
  • Data de Nascimento;
  • Endereço Completo;
  • Telefone para contato;
  • E-mail.

Incluir suas redes sociais também pode ser uma boa. Antes, analise se essa informação é relevante para o contexto da vaga desejada. Por exemplo, se você é um produtor de conteúdo e procura um estágio em marketing, esse é o momento de mostrar o seu trabalho.

OBJETIVO PROFISSIONAL

Especificar qual é a vaga que você pretende ocupar. Essa é uma informação objetiva e concisa:

  • Estágio em marketing

Uma dica: escreva exatamente as mesmas palavras que aparecem no anúncio da vaga, assim, se a primeira seleção de currículos for feita por um programa, ele reconhecerá a palavra-chave.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Não precisa descrever todo o seu histórico escolar desde a Educação Infantil. Foque apenas nas informações relevantes:

  • Ensino Médio (ano, instituição, cidade);
  • Ensino Superior (ano, curso, instituição, cidade).

É superválido especificar que o curso está em andamento e colocar o ano da possível conclusão. Se você estiver na sua segunda Graduação, ela também entra aqui. O mesmo vale para cursos de Pós-graduação.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Se a vaga é para estágio, é compreensível que você não tenha muita experiência profissional, afinal, você está estudando para isso. Mesmo assim, é interesse falar um pouquinho sobre seus trabalhos anteriores. Incluir:

  • Cargo ocupado;
  • Nome da empresa;
  • Data de início e fim da experiência;
  • Atribuições e responsabilidades.

Dica importante: inclua primeiro as experiências mais recentes e depois as mais antigas.

CURSOS E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Inclua as suas certificações: domínio de ferramentas digitais, idiomas etc. Lembre-se que a sinceridade é muito importante, não adianta colocar que você é fluente em inglês se, na prática, seu nível é iniciante.

Para ter um currículo de destaque, você pode investir em Cursos de Extensão EAD: 

  • Aulas 100% online;
  • Curta duração;
  • Certificação digital;
  • Preços acessíveis;
  • Vale como Atividades Complementares;
  • É um diferencial que chama a atenção dos recrutadores.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

As habilidades e competências profissionais estão na mira dos setores de RH. Destacar isso no currículo demonstra que você está por dentro das tendências do mercado de trabalho.

Antes de começar a montar o seu currículo, confira a matéria sobre Soft Skills e Hards Skills

3 DICAS PARA O SEU CURRÍCULO FICAR MELHOR AINDA

Você já conhece todas as informações que não podem faltar em um currículo. Agora, confira algumas dicas que vão te ajudar a ficar no topo da fila de entrevistas de emprego.

 

1 Palavras-chave: faça uma pesquisa sobre vagas de emprego similares e anote as palavras mais usadas. Sem exagerar, utilize-as para otimizar a busca dos recrutadores. Assim, eles encontrarão seu currículo com mais facilidade.

2 Formatação: todos os dias, muitos currículos passam pelos recrutadores. Se a informação não for clara, coesa e bem organizada, ninguém vai perder tempo tentando decifrar o que você quis dizer. Por isso, não ultrapasse 2 páginas e siga alguns padrões de formatação: alinhamento justificado; não utilize várias fontes e nem letras decoradas; destaque os títulos.

3 Linguagem: assim que terminar o currículo, faça uma revisão gramatical. Se possível, envie para alguém fazer uma leitura. O cuidado com a gramática demonstra atenção aos detalhes. Evite o uso de gírias e abreviações e prefira a linguagem formal.

Prontinho! Você já sabe tudo o que precisa constar em um currículo de destaque! É tão fácil que montamos um exemplo para você: 

Agora é sua vez! É só montar seu currículo e enviar. Uma dica é utilizar o Canva – uma plataforma de design. Há vários modelos disponíveis e é muito fácil de mexer.  Para não perder nenhuma oportunidade, fique de olho no Trabalhe Conosco da UniFCV. Nosso time está crescendo e você pode fazer parte dele.

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.