You are currently viewing Ciências Contábeis: conheça as áreas de atuação

Ciências Contábeis: conheça as áreas de atuação

É impossível falar em sucesso e sustentabilidade nas empresas sem considerar o trabalho imprescindível do profissional de Ciência Contábeis. Não é à toa que está entre os cinco cursos com maior número de matrículas no Brasil, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), e possui um índice de 93,8% de empregabilidade profissional na área, segundo informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Cientista Contábil tem um papel social fundamental, pois é ele o responsável pelo desempenho e controle que possibilitarão a longevidade sustentável das organizações, dentro do tripé econômico, ambiental e social.

O que muita gente não sabe, é que o curso de Ciência Contábeis faz parte tanto da área de Humanas, como da área de Exatas, assim como Administração e Ciência Econômicas. Na atuação profissional, o contador é o responsável pelas contas de uma empresa ou pessoa física e atende demandas como o registro de organizações junto aos órgãos do governo e obtenção do alvará para início das atividades; controle de receita e elaboração de demonstrações financeiras; auditoria (verificando os registros contábeis); perícia contábil (emitindo opinião técnica para solucionar casos judiciais e extrajudiciais); consultoria financeira; pode atuar como professor universitário, ou ainda como Controller, relacionando os resultados almejados aos controles adequados.

O curso superior de Ciência Contábeis com habilitação em bacharelado do UniCV disponibiliza conteúdos práticos e teóricos, com disciplinas estratégicas para estimular os acadêmicos na tomada de decisões relacionadas ao mundo dos negócios, controle patrimonial, planejamento e conhecimentos aprofundados para gerenciar as operações de uma organização, tais como legislação, tendências socioeconômicas e forças competitivas.

É uma graduação que requer afinidade com números e organização, por isso, possui em sua grade curricular disciplinas da área do Direito, Economia, Gestão e diversas vertentes da Contabilidade, que dispõem ao aluno no final do curso uma base teórica sólida e uma intensa vivência prática, todas direcionadas a oportunizar uma formação ampla, que atenda às exigências do mercado de trabalho.

Como está o mercado para o profissional de Ciência Contábeis

O mercado de trabalho para os Cientista Contábeis é amplo e promissor, algo que só tende a aumentar, isso porque, independentemente do cenário econômico, a necessidade da presença desse profissional se faz presente. Quando o mercado está favorável, é importante para a expansão dos negócios; já em tempos de crise, ele analisa riscos e os investimentos necessários para que a organização se mantenha competitiva.

Segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half para o setor de Finanças e Contabilidade, as maiores demandas por contadores são nas áreas de Gerência financeira, Controladoria, Análise de tesouraria, Auditoria e Análise contábil e fiscal

As empresas estão buscando profissionais com grande conhecimento técnico, Inglês fluente, perfil multidisciplinar e tino comercial e empresarial. As áreas que mais têm
contratado são as de serviços, tecnologia, varejo de luxo e comércio exterior.

Para receber o título de contador, o profissional deve prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade do estado onde trabalha.

As principais áreas de atuação do Cientista Contábil

Contabilidade Gerencial

Trabalha com em escritórios analisando as operações financeiras de entrada e saída de dinheiro da empresa.

Controladoria

Atua com o controle financeiro e de análise do capital e ações da empresa, buscando estratégias para melhorar o rendimento.

Auditoria

Busca analisar as movimentações financeiras para evitar ou corrigir problemas com a fiscalização dos valores de patrimônio.

Perícia contábil

Trabalha para identificar possíveis erros e fraudes fiscais.

Consultoria Financeira

Oferece serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas, como análise de finanças, de negócios e ajudas com a tributação;

Pode assumir cargos de diretoria e gestão financeira em uma empresa.

Órgãos Públicos

Pode exercer a função na Receita Federal, Tribunal de Contas, Trabalhista, Ministério Público e até em serviços policiais, como perícia.

Educação e Ensino

Atuar como professor em cursos técnicos, profissionalizantes, de especialização ou até de graduação.

Empreendedor

Abrir o próprio escritório de prestação de serviços de contabilidade, prestando serviços terceirizados para diversas empresas.

O Curso em nível de bacharelado em Ciência Contábeis do UniCV possui 3.000 horas, distribuídas em quatro anos de graduação. É uma formação mais prática e focada no mercado de trabalho.

Tem como proposta formar um profissional capaz de atuar de forma qualificada, com competências necessárias para mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficaz de atividades requeridas com competência, habilidade e consciência de sua responsabilidade social.