You are currently viewing Carreiras para seguir em Biomedicina

Carreiras para seguir em Biomedicina

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina existem 37 especializações em carreiras na docência, pesquisa, estética, patologia, diagnóstico por imagem, meio ambiente, alimentos, entre outras.

Se você gosta da área da saúde, a Biomedicina pode ser uma excelente opção para uma carreira profissional. Nas últimas décadas o número de cursos da área oferecidos no Brasil teve um aumento significativo, atualmente são mais de 200 opções de formação em Biomedicina reconhecidas pelo MEC no país. Além disso, possui uma carga horária extensa voltada para a prática acadêmica, com aulas em laboratórios, além de ser necessário realizar estágio supervisionado nos últimos anos de graduação.

A Biomedicina é uma área situada entre a Biologia e a Medicina. Assim, possui disciplinas das duas áreas, porém o foco é diferente de ambas. Enquanto o médico atua diretamente com pacientes, realizando diagnósticos, prescrevendo remédios, propondo tratamentos e realizando cirurgias, o Biomédico é preparado para exercer sua atividade na causa de doenças. Estuda microrganismos, analisa amostras de material para realizar diagnósticos, tem foco em pesquisa e análises clínicas.

Este profissional é capacitado a pesquisar e diagnosticar doenças que afetam os seres humanos, identificar suas causas e desenvolver tratamentos para curá-las. Isso acontece por meio de pesquisas, identificação e classificação de microrganismos causadores de enfermidades e desenvolvimento ou melhora de remédios e vacinas para combater e prevenir doenças. Pode inclusive ajudar a desvendar crimes, através da genética forense.

O mercado de trabalho para biomédicos é bastante vasto. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 37 especializações reconhecidas para estes profissionais, que podem optar por uma carreira em saúde, docência, pesquisa, patologia, imagenologia, meio ambiente, alimentos, entre outras. Entre as áreas mais promissoras estão a reprodução humana e a pesquisa genética. O biomédico possui ao seu alcance, uma extensa lista de opções de atuação no mercado de trabalho. Veja algumas delas:

Biomedicina Estética

Na área da estética o biomédico pode realizar diversos procedimentos, atuando em conjunto com o dermatologista, cirurgião plástico ou mesmo abrir a sua própria clínica, para realização de procedimentos não cirúrgicos, faciais ou corporais. Possui expertise para contribuir na área da beleza, seja por meio da pesquisa, desenvolvimento de medicamentos e dermocosméticos.

Análise Ambiental

Pode realizar análises físico-químicas e microbiológicas, trabalhando principalmente na área de saneamento do meio ambiente.

Análise Clínica

A análise clínica é umas das áreas mais procurados pelos profissionais de biomedicina, com atuação por meio da realização de exames clínicos em instituições de saúde, assinando laudos que identifiquem as causas de várias doenças.

Análise Bromatológica

É a área da Biomedicina que estuda as propriedades químicas dos alimentos, no cuidado para evitar adulterações no processo de produção, desde o início na fabricação até a distribuição no mercado.

Indústria

Atuando na indústria, o biomédico é responsável pela elaboração de soros, vacinas, reagentes e outros insumos utilizados no tratamento de doenças.

Farmacologia

Na Farmacologia, o biomédico estuda as propriedades e os efeitos do uso dos mais diversos medicamentos para o tratamento e a cura de doenças.

Genética

A Genética é uma área promissora da biomedicina, que atua por meio da realização de pesquisas de leis e processos de transmissão de características hereditárias dos seres humanos, com foco em descobrir as causas de doenças passadas de geração para geração.

Diagnóstico por Imagem

O biomédico pode realizar diagnósticos por imagem, em através de exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia, entre outros.

Docência e Pesquisa

A docência está muito presente nas universidades e a pesquisa possibilita desenvolver projetos paralelos às atividades como professor, tanto em aulas teóricas quanto práticas.

 

Texto por Kaisa Abeche

Revisão: Lara Beatriz Arantes