You are currently viewing Áreas de atuação de um administrador

Áreas de atuação de um administrador

O curso de Administração é um dos mais procurados da UniFCV, seja por causa das múltiplas atuações do profissional ou então por sua nota alta nos índices avaliativos. Mas muitas pessoas pesquisam uma coisa junto com o curso: “o que se faz no curso de Administração?”. Pois bem, hoje vamos te explicar melhor o que o aluno aprenderá durante a sua formação e, principalmente, com o que poderá trabalhar exercendo sua função de administrador.

A graduação possuí estágios, no início do ano os alunos aprenderão a base no conhecimento, assuntos importantes para o desenvolvimento do curso no futuro, nessa etapa o aluno terá matérias abordando assuntos como Contabilidade, Ética, Matemática e sociologia. É por volta do 3º ano que entramos nos assuntos mais voltados para a atuação do administrador, como Métodos Quantitativos Estatísticos, Negociação Empresarial, Gestão de Pessoas, Jogos de Empresa e etc. Aqui na UniFCV a duração do curso é de 4 anos, mas esse tempo pode variar de Instituição para Instituição.

Explicado um pouquinho sobre o curso vamos para o que interessa, as atuações de um formado em Administração no mercado de trabalho!

Recursos humanos

Se você prestou bem atenção no texto deve ter lido que uma das matérias do curso é Gestão de Pessoas, e não é à toa. Os alunos terão noção de alguns conceitos de recursos humanos e aprenderão a recrutar, selecionar e treinar equipes. Pode ficar a cargo do profissional de administração a gerência de equipes e a motivação delas. Nós avisamos que Administração é uma área vasta…

Gestão de operação

Uma das funções do administrador é saber gerenciar processos de produção, buscando a melhor economia e uso de materiais pela empresa, pois isso que um dos temas discutidos ao decorrer da graduação.

Nessa disciplina os alunos estudarão estratégias sobre o uso de recursos materiais, ou seja, justamente como aplicá-los, com eficiência, na empresa, visando um melhor aproveitamento bem como desempenho do setor em questão. Negociações com fornecedores e distribuição em cadeia industrial estão entre as responsabilidades de um administrador.

Marketing

Já deu para perceber que boa parte dos assuntos estudados por um administrador possuem uma graduação inteira para o tema, por isso que o profissional da área é tão completo, ele terá uma visão macro da empresa e seu funcionamento, como a área de marketing.

Aqui serão trabalhadas estratégias para melhorar as vendas da empresa, campanhas para atrair novos clientes, gestão de feedback, acompanhamento de dados, criação de relatórios de desempenho e várias outras técnicas que buscam trazer mais clientes para os serviços ofertados pela empresa em questão.

Empreendedorismo

Talvez um dos maiores motivos que levam as pessoas a fazerem Administração é para serem empreendedores. Como no curso o aluno vai ter uma noção sobre várias faces do negócio, essa formação permitirá desenvolver pessoas que estão afim de começar um negócio.

Mas se você não quiser ter seu próprio negócio, existem outras possibilidades! É possível vender o serviço de consultoria, onde você estará por dentro dos passos tomados por outro empresário, com você no banco de co-piloto auxiliando-o nas etapas do negócio. Essa inclusive é uma ótima dica para quem quer começar um negócio próprio, acompanhe outro, aprenda com seus acertos e erros e esteja ainda mais preparado para a função!

É claro que durante os anos de faculdade o aluno verá diversas outras coisas como, por exemplo, a necessidade de estágio que pode ser feita numa empresa júnior. Na UniFCV o estudante também terá direito a eletivas, como aula de libras. Quer saber quais outras matérias você terá ao decorrer desses anos? Então dá uma olhada na matriz curricular aqui na UniFCV. Basta clicar aqui.