You are currently viewing Aprenda a conciliar sua rotina

Aprenda a conciliar sua rotina

Você trabalha oito horas por dia e fica quatro na faculdade. Tem filhos, cônjuge, amigos, precisa praticar exercício físico, ter tempo de lazer e ainda estudar com ótimo rendimento. Só de pensar em tudo isso, se instala uma ansiedade e um desânimo e já vem o sentimento de impotência e a pergunta: como conciliar tudo isso e ainda manter a saúde mental?
A resposta a esta questão é: sim, é possível! Não é simples, é desafiador e vai exigir de você uma boa organização e determinação. E essa organização tem início com uma análise de sua rotina com foco em dar prioridade àquilo que realmente interessa.

Contabilizando as prioridades

Primeiramente você precisará separar as atividades da sua rotina pela relevância, e então relacioná-las com o alcance dos seus objetivos, que são conciliar trabalho, estudo e lazer. Por exemplo:

1a relevância: São as atividades muito importantes na sua vida, e que só você pode fazer, sendo impossível delegar ou deixar de realizá las. Essas você não poderá abrir mão. Os momentos com a família, de lazer e de socialização são essenciais, pois embora não estejam diretamente ligadas aos objetivos, elas constroem a estrutura emocional que você precisa para conseguir levar em frente o seu planejamento.

2a relevância: Atividades que são importantes, mas não contribuem diretamente para o alcance dos seus objetivos e por isso podem ser reduzidas do seu planejamento. Ex: Se você pratica atividades físicas todos os dias, pode ser que por um tempo você precise reduzir a três vezes na semana. Você não deixa de realizar, porém ajusta o seu cronograma com foco nos objetivos. Então já vá pensando, o que mais você poderia reduzir?

3a relevância: Atividades que podem ser delegadas a outras pessoas. Você costuma ir ao mercado toda semana, que tal ir a cada dez dias e fazer compras maiores para prover sua dispensa por um período maior. A limpeza da casa pode ser flexibilizada, que tal dividir tarefas com as pessoas da casa ou quem sabe avaliar o custo-benefício, se possível, para contratar alguém para ajudar nessas tarefas. São detalhes que precisam ser avaliados. O que você consegue delegar, dividir com alguém?

4a relevância: Atividades que podem ser excluídas da sua vida, que não agregam e não contribuem com os seus objetivos. Pense quanto tempo você se dedica para algo que efetivamente não vale a pena. Faça um levantamento da sua rotina e veja situações que te tomam tempo e que podem ser reduzidas ou mesmo eliminadas. Lembre-se, é uma decisão temporária, o que não significa que num futuro próximo você não poderá retomá-las.

Após estabelecer sua lista de prioridades, crie uma tabela e distribua seu tempo na elaboração de um cronograma e comece então a se organizar para os estudos.
O ser humano é complexo, cada pessoa é de um jeito, e exatamente por isso não existe uma fórmula pronta de estudos, mas existem alguns pontos que devem ser observados que podem aumentar as possibilidades de sucesso numa jornada de aprendizado. Veja
a seguir:

Planejamento e Organização

Planejar e se organizar para os estudos fará com que você otimize o seu tempo, permitindo um alto rendimento. Muito tempo costuma ser desperdiçado quando se inicia um aprendizado, sem ter pensado em como fazê-lo, pois, estudar assim como trabalhar, é um ato técnico, que precisa foco, comprometimento e atenção.
Para se preparar para iniciar os estudos, primeiramente saiba exatamente o que você irá estudar. Tendo isso definido, faça uma lista dos livros, anotações e tudo o que você já possui disponível e separe. Se precisar fotocopiar materiais, faça isso antecipadamente e deixe tudo ao seu alcance separado e organizado. Os arquivos digitais podem ser separados em uma pasta específica, que seja fácil de ser localizada.

Se conheça

Você já parou para pensar o que torna o seu aprendizado mais fácil? De que forma você absorve melhor um conteúdo? Existem pessoas que memorizam com muita facilidade quando leem sobre um assunto, assistem a um vídeo ou criam um fluxograma, ou seja, os recursos visuais auxiliam na fixação do conteúdo.
Já outras são auditivas, são capazes de montar uma história com as informações que recebem. Têm muito mais facilidade em prestar atenção ao que o professor diz, fazendo poucas anotações para não tirar o foco do que está sendo falado.
E há também aqueles que têm facilidade de aprender com a experiência motora, interagindo com o conteúdo e com tudo que tem relação com movimento, ou seja, pesquisando, fazendo exercícios, atividades em laboratório, assistindo aulas dinâmicas, fazendo gestos que têm relação com o conteúdo, são conhecidos como sinestésicos.
Por isso conhecer o seu estilo predominante auxiliará e muito nos estudos. A dica valiosa é aproveitar ao máximo o período que está em sala, tentar esclarecer dúvidas com os professores, tirar dúvidas com colegas, anotar dicas, enfim, tudo que estiver ao seu alcance para que a absorção do conteúdo seja otimizada com as aulas.

Recursos tecnológicos

Em plena era da comunicação e da tecnologia, a vida para quem deseja aprender é consideravelmente mais acessiva. Os canais de streaming oferecem todos os temas possíveis e inimagináveis, com recursos visuais, auditivos e dinâmicos para você aprender, de forma leve e também prazerosa.
A partir do ponto inicial que é a organização e planejamento dos estudos, você poderá explorar os conteúdos digitais para esclarecer as dúvidas que muitas vezes os textos não deixam tão claros. Não entendeu o que foi lido, acesse os canais específicos e busque especialistas nos assuntos e plataformas de credibilidade, que trarão as mesmas explicações com palavras, gestos e recursos visuais que ajudarão na compreensão e na memorização.

Equilíbrio e cobrança na medida certa

Rotina de estudos, aliada a noites bem dormidas, alimentação balanceada, exercícios físicos e tempo para o lazer e contato com família e amigos, são indispensáveis para atingir um alto rendimento no processo de aprendizagem. Nada de excessos, quando se tem tudo isso planejado e em equilíbrio é um bom preditivo para alcançar os objetivos.
A dica imprescindível aqui vem da frase do renomado escritor e filósofo francês Voltaire, que disse: “o ótimo é o inimigo do bom”. Com isso, ele quis dizer que nem sempre a situação ideal é factível, e dentro das possibilidades apresentadas é preciso aceitar que o bom é muitas vezes o ótimo, que foi produzido dentro de um esforço possível e humano. Dê o seu melhor, dentro dos seus limites e jamais se cobre por não ter alcançado o ideal, que na maioria das vezes é intangível.