You are currently viewing A importância da Educação Bilíngue nas escolas

A importância da Educação Bilíngue nas escolas

No Brasil existem mais de 10 milhões de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, sendo que 2,7 milhões possuem surdez profunda, segundo dados do IBGE de 2020. 

Isso significa que é fundamental uma preocupação e um empenho em oferecer uma educação bilíngue e inclusiva para essa parcela da população. 

Mas por que “ensino bilíngue”? 

É importante destacar que a língua de sinais é a primeira em importância para os surdos. Ela não é a simples gestualização da Língua Portuguesa através do alfabeto manual. 

A língua de sinais possui estrutura linguística e gramatical própria e a comunicação ocorre através da interação e relação entre os elementos que compõem uma frase. Por esse motivo, sua complexidade se assemelha às outras línguas.

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) já é assegurado por lei, juntamente com a Língua Portuguesa, possibilitando uma educação bilíngue para surdos. Nessa modalidade, a Libras é a primeira língua e o Português escrito, a segunda.

Essa é uma importante conquista que precisa ser promovida cada vez mais na sociedade. O intuito é oferecer uma educação nesse formato durante toda a vida escolar do estudante. 

Isso garante liberdade de expressão e igualdade à pessoa surda.

É papel de todos estar consciente e realizar ações que valorizem a língua e a cultura da comunidade surda. 

Intérprete de libras

Não tem como falar em educação para surdos sem falar da atuação dos intérpretes.

O papel que desempenham é essencial na transmissão dos conhecimentos e conteúdos ministrados na aula pelo professor ouvinte. 

Mas além de traduzir, o objetivo é garantir uma aprendizagem eficiente e um envolvimento do aluno na comunidade escolar, possibilitando que ele desenvolva as suas potencialidades.

Todos nós podemos promover uma sociedade mais justa e sem barreiras. A educação é um direito de todos e precisamos garantir isso por meio de ações concretas. 

Nós da UniCV queremos possibilitar aos nossos alunos uma inclusão eficaz. Disponibilizamos intérprete de libras na modalidade EAD* e vamos continuar trabalhando para oferecer recursos inclusivos.

A mudança que queremos começa com cada um de nós. Vamos juntos fazer a diferença. 

*disponível para alguns cursos

 

Referências

Educação bilíngue de surdos se torna modalidade de ensino independente. Governo do Brasil, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/385SVLr>. Acesso em: 02 de maio de 2022. 

BERTAGLIA, Rosi. Educação bilíngue para pessoas surdas: tudo o que você precisa saber. Hand Talk, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3w8Hv1j>. Acesso em: 02 de maio de 2022. 

CRISTIANO, Almir. O que é Libras? Libras, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3OY4hlf>. Acesso em: 02 de maio de 2022.