You are currently viewing 8 dicas para calouros não ficarem perdidos

8 dicas para calouros não ficarem perdidos

Você saiu do Ensino Médio, mudou de “escola”, talvez até de cidade. Sobreviveu a uma pandemia e aqui está ele: o ano letivo voltou!  Um pouco diferente, maior, mais sério e logo em seguida mil e uma questões surgem na sua cabeça, mas calma, calma, calma. Nós vamos te ajudar a enfrentar com muita empolgação essa nova fase da vida, que para algumas pessoas, é uma das melhores!  Então anote esses passos:

1 – O retorno à sala

Insegurança é comum nos primeiros dias, lembre-se que todos são calouros como você e estão conhecendo melhor essa nova realidade, por isso evite sofrer por antecipação. Você terá contato com pessoas de várias regiões e idades, isso pode assustar, mas na realidade é ótimo e uma excelente oportunidade de conhecer novas visões de mundo, histórias e amizades.

2 – Evite acumular matéria

Se professores passarem leituras respire, a faculdade tem um ritmo mais acelerado mesmo, isso pode ser comum. Não deixe de ler o que eles passaram, aproveite esse gás de início para deixar as leituras em dia e expor as suas dúvidas, evitando assim a tão temida matéria acumulada.

3 – Seja um explorador

Explore o campus e o que ele tem a oferecer para você, conhecer os corredores vai te ajudar a se localizar melhor e perder menos tempo de locomoção. Caso você seja aluno EAD, destrinche a sua plataforma de estudos, você pode descobrir ferramentas ótimas para te ajudar nos estudos.

4- Conheça seus veteranos!

Eles podem te ajudar guiando não só sobre os trâmites da faculdade, mas ajudando a lidar com as disciplinas mais puxadas e apresentando lugares legais. Eles também podem indiciar o que anotar, quais assuntos mais cobram e em quais temas focar mais. Ter contato com veterano também é oportunidade de networking, de conhecer pessoas que podem vir a atuar ou já atuam na sua área de interesse.

5 – Monte uma rotina

Não para estudar ao máximo, mas para saber alternar os momentos de foco e estudo com os de descontração e lazer, já que para estudar nós precisamos estar com a cabeça em dia. Não deixe de ter o seu lazer, nem mesmo de fazer exercícios físicos. Se estiver bem e com interesse, busque cursos extracurriculares que podem te ajudar. Você já fala inglês? Se não esse pode ser o seu momento, ter um idioma extra te abre inúmeras possibilidades para consumir conteúdos de seu interesse produzido por pessoas de culturas diferentes.

6 – Peça ajuda

Se estiver muito difícil não sinta medo em pedir ajuda. Algumas Instituições, como a UniFCV, possuem projetos destinados a escuta e acolhimento pedagógico e psicológico de alunos que se sentem perdidos, ou que simplesmente queiram falar. Se você é um aluno da UniFCV, é só mandar um email para aconselhamento@unifcv.edu.br.

7 – Não deixe de participar dos eventos da faculdade

A maioria deles pode render horas extracurriculares. Em todos os cursos, ao final, é preciso ter cumprido uma quantidade específica de horas extracurriculares, por isso fique atento aos eventos! Não deixe para juntar as suas horas no último ano, pode ser tarde demais. Além disso, os eventos são destinados para os alunos, com assuntos pertinentes à sua área, e uma ótima oportunidade para conhecer novos profissionais.

8 – Curta as redes da Instituição

Hoje em dia, as redes sociais são uma das grandes aliadas da comunicação empresarial. Ficando de olho nas redes da Instituição, você pode ficar sabendo de uma ação interessante, cursos, palestras, além de conhecer mais do lugar em que você estuda e das pessoas que frequentam o espaço.

Nós sabemos que essas 8 dicas não são o suficiente, perguntas e mais perguntas surgirão conforme vivemos a graduação. Caso precise de algo, procure a coordenação do seu curso, ou até mesmo os seus veteranos.  A Instituição ficará feliz em te ajudar! Caso você seja aluno da UniFCV sinta-se à vontade para entrar em contato conosco por meio das redes sociais em @unifcv e seja bem-vindo!