You are currently viewing 6 dicas para te auxiliar na sua organização financeira

6 dicas para te auxiliar na sua organização financeira

Você que está querendo fazer um curso superior ou uma pós-graduação, mas está com muitas dívidas ou mesmo não consegue poupar para poder investir em sua educação, este artigo traz algumas orientações que podem mudar a sua vida financeira.
É fato que a situação econômica atual do Brasil, não está favorável. Segundo edição da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); o percentual de famílias com dívidas no país atingiu a máxima histórica de 76,6% em fevereiro. O maior índice dos últimos 12 anos.
Organizar as finanças pessoais é um desafio que exige disciplina e um bom planejamento. Uma vida financeira saudável precisa de um mínimo de organização para evitar que se caia em armadilhas e endividamento. Além disso, permite enxergar possibilidades de adquirir algo desejável, viajar, comprar um carro e até quem sabe realizar algum sonho que parece ser impossível.

Confira algumas dicas de organização para suas finanças:

Calcule o seu custo de vida mensal

O passo mais importante para dar início ao planejamento financeiro é saber quais são as suas despesas fixas. Para isso é necessário criar uma planilha com todos os custos fixos mensais, tais como aluguel, água, luz, telefone, alimentação, medicamentos, etc.
O valor encontrado é a renda que está comprometida e precisa ser monitorada para garantir que o planejamento se mantenha dentro da margem estimada. O valor que sobra é a renda que pode ser utilizada para planejar despesas excedentes e ainda criar uma reserva financeira. Essa planilha, além de deixar tudo às claras, traz um sentimento de controle da situação e com isso gera menos ansiedade.

Crie Metas

Guardar dinheiro é um desafio, justamente porque a maioria das pessoas só guarda quando tem uma sobra no final do mês. Mas poupar requer um esforço em incluir um valor mensal na planilha de despesas fixas e separar esse dinheiro em uma outra conta.
Por isso, estabeleça uma meta mensal que seja factível, e sempre que possível vá aumentando esse valor progressivamente. O importante é começar, mesmo que seja com um valor baixo.

Teto de gastos

Manter um teto de gastos, criando uma meta para cada tipo de despesa é um dos grandes aliados no desafio de não gerar dívidas e ainda poupar dinheiro. Por exemplo, estabelecer qual o valor máximo mensal que irá gastar com supermercado, lazer e vestuário e tentar seguir à risca.

Evite gastar com aquilo que não é necessário

Uma dica indispensável é sempre quando for comprar algo, se perguntar: “Isso é mesmo necessário?”. A resposta a essa perguntar deve levar em conta a sua realidade, o que é ou não é urgente e imprescindível. À medida que você consegue avançar e poupar, perceberá que muitos dos gastos podem ser evitados tendo em vista o alcance de objetivos maiores, que trarão muito mais satisfação, além de evitar a angústia e o stress do endividamento.

Separe um valor para as despesas anuais

IPTU, IPVA e seguros costumam ser uma despesa que fica esquecida e que só são lembradas no começo do ano. Se você recebe 13o salário, ainda pode contar com esse extra para as despesas anuais, caso não, o ideal é inserir esses valores na planilha de despesas fixas para garantir o pagamento dessas contas quando chegar a hora, evitando aquela “dor de cabeça” do início de cada ano.

Use e abuse dos aplicativos de finanças

Existem diversos aplicativos disponíveis no mercado, que podem auxiliar nessa tarefa de planejamento financeiro e facilitar a sua vida, ajudando com lembretes, dicas e orientações. Com eles instalados no seu celular, com acesso a qualquer lugar e hora serão seus aliados para a conquista de sua saúde financeira.