You are currently viewing COMO SE DESTACAR NO ENSINO A DISTÂNCIA?

COMO SE DESTACAR NO ENSINO A DISTÂNCIA?

Já pensou em um mundo em que a gente aprende por osmose? Basta colocar o livro debaixo do travesseiro, hibernar a noite inteira e, no dia seguinte, sem gastar nenhuma energia, ser o novo Einstein. 

Quem dera, só que não! Se você deseja crescer profissionalmente e ser detentor do saber, só há um caminho: estudar!

Graças aos recursos tecnológicos, com a modalidade de Ensino a Distância (EAD), é possível estudar em casa, evitando o deslocamento diário e estabelecendo os melhores horários de foco e de produtividade.

No entanto, pode esquecer a picuinha de que EAD é moleza. O mesmo conteúdo abordado em uma aula presencial é abordado na modalidade EAD (claro, se for o mesmo curso), o que muda é o suporte de ensino, isto é, o meio pelo qual o conhecimento é transmitido. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), EAD é:

“a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB)”.

Essa modalidade preza pela autonomia do sujeito. Por isso, exige muita disciplina, foco, rotina e concentração. É nesse ponto que muitos estudantes desistem do curso, uma vez que nunca aprenderam a organizar uma rotina de estudo.

Mas pera aí, não precisa surtar! Separamos 5 dicas essenciais para você ser nota dez no EAD. Confira e faça do horário de estudo uma experiência inesquecível na sua vida.

Ninguém me segura: preciso conhecer as 5 dicas infalíveis

Conhece a Pri? Essa mesmo: a preguiça que fará de tudo para não deixar você estudar. Brincadeiras à parte, o ambiente de casa oferece muitas distrações. Basta pensar em assistir uma aula e o som do vizinho toca no último, chega a notificação de uma nova série, o grupo do whats ferve e você lembra que tem pudim na geladeira. Eita! E agora, como se concentrar?

Respira fundo, relaxa e foca nas 5 dicas que selecionamos para você arrasar no EAD:

Organize o seu cantinho! Escolha o cômodo da casa no qual você sempre terá privacidade para estudar. Se for preciso, elabore uma plaquinha criativa – por exemplo: volte depois, estou estudando – e coloque na porta. Converse com as pessoas que moram com você e estabeleça um acordo para que não haja música alta ou falatórios durante o seu momento de estudo.

É hora de dizer bye bye para as distrações:

  • abra no navegador somente as abas indispensáveis para a aula. Quantas mais abas abertas, mais as distrações ficam acessíveis;
  • coloque o celular no modo avião;
  • use fones de ouvido;
  • tranque a porta;
  • mantenha o ambiente organizado.

O silêncio é o melhor amigo da concentração. Você perceberá que é muito mais fácil absorver o conteúdo das aulas quando os incômodos estão em outros cômodos.

Quando o assunto é compromissos, prazos e entregas, ninguém gosta de surpresas, não é mesmo? Por isso, é importante acessar regularmente o Portal do Aluno – ambiente no qual os professores disponibilizam conteúdos, atividades, avaliações e recados relacionados às disciplinas.

Para facilitar sua rotina de estudo, ao acessar o Portal do Aluno:

  • anote as datas importantes, afinal, se você perder a data de uma prova, precisará remarcar;
  • distribua seu tempo entre as atividades. Há matérias ou conteúdos que são mais atrativos, entretanto, todas as disciplinas são importantes para sua formação;
  • separe um tempo para a revisão. É nesse momento que acontece a fixação do conteúdo;
  • não deixe tudo para a última hora, pois imprevistos acontecem, além disso, você corre o risco de perder o prazo.

Se o Portal do Aluno estiver sobrecarregado com atividades incompletas e entregas pendentes, é muito provável que a desmotivação se tornará recorrente. Organize-se e mantenha seu cérebro bem estimulado.

Por mais organizado que você seja, as distrações continuarão chegando. Por isso, é importante ter um cronograma. Atente-se para não marcar compromissos que interfiram na sua rotina de estudo. Tudo bem flexibilizar seus horários, porém, cultive o hábito de estudar diariamente. Ao elaborar seu cronograma, atente-se para:

  • diversifique os conteúdos. A monotonia gera desgaste. Quando você distribui sua atenção, o horário de estudo se torna mais prazeroso;
  • estipule metas alcançáveis. Não seja um autossabotador. Muitas pessoas, estipulam metas insanas para os estudos, consequentemente, não conseguem dar conta de tudo, ficam frustradas e se sentem incapazes. Conheça o seu ritmo e os seus limites;
  • reserve um espaço para o lazer. O cansaço atrapalha a aprendizagem. Saia com os amigos, assista filmes, séries, leia um livro e estimule a sua criatividade.

Sabe o que mais? Você não precisa ficar andando por aí com uma agenda super pesada. Baixe o nosso planner e tenha seu cronograma sempre visível: no seu ambiente de estudo e no seu celular (versão digital).

Muitas pessoas escolhem qual carreira seguir somente com base no mercado de trabalho. Por exemplo, alguém que odeia matemática e escolhe fazer Administração, provavelmente, será um profissional frustrado ou não alcançará o sucesso almejado.

Não estude pensando somente na questão financeira. Tenha em mente que a sua profissão estará presente em grande parte do seu cotidiano. Por isso, escolha o curso que faz o seu coração pulsar mais forte.

Confira algumas das vantagens de estudar o que você realmente gosta:

  • desperta o interesse por aprender. Quando você começa a aprender sobre um assunto que gosta, é provável que você queira se aprofundar ainda mais;
  • você encontra motivação. O trabalho nunca deve ser visto como um sacrifício, mas sim como uma forma de doar o melhor de si para o outro. Sua profissão precisa dizer sobre quem você é no mundo;
  • o sucesso profissional chegará. Não importa a sua área de atuação, se você estuda, busca capacitação e estabelece metas, você consegue traçar um plano de carreira do qual possa se orgulhar.

Você já sabe que carreira e satisfação pessoal precisam caminhar juntas. Então, faça o teste vocacional da UniFCV e descubra seu perfil profissional.

Aproveite e confira nossa matéria sobre os perfis de carreira: quem é você na fila das profissões?

Acredite! Uma rotina saudável faz toda a diferença no processo de aprendizagem. Seu bem-estar precisa ser uma prioridade, pois o cansaço  – tanto físico quanto mental – é o grande vilão que te impedirá de seguir uma rotina de estudos.

Sendo assim, certifique-se de:

  • dormir bem. O sono é um grande aliado da produtividade. Para evitar a desmotivação e manter o seu rendimento, busque dormir de 6 a 8 horas por dia;
  • comer alimentos saudáveis. Consuma frutas, verduras e legumes. Não esqueça de beber água durante o dia. Estudar gasta energia, por isso, é importante repor os nutrientes;
  • praticar exercícios físicos. Esse é um hábito que estimula a aprendizagem, pois além de liberar endorfina (sentimento de felicidade), ele aumenta o foco, a produtividade e a sensação de bem-estar.

Quando o corpo se movimenta, a mente entra no ritmo!

Chegou  o momento de colocar todas as dicas em prática. Entretanto, não basta força de vontade e motivação para obter sucesso no EAD, é preciso escolher uma Instituição de Ensino que faça a diferença na sua aprendizagem. A seguir, confira alguns motivos que fazem da UniFCV destaque em qualidade e excelência de ensino.

EAD é na UniFCV

Investir na sua educação é investir no seu futuro. Por isso, entendemos a ansiedade e a insegurança na hora de escolher em qual IES estudar.

Na UniFCV, acreditamos que, por meio do EAD, o educando é capaz de desenvolver competências e trilhar a sua trajetória com um novo jeito de pensar. A Instituição é credenciada ao Ministério da Educação (MEC) – o que garante a validação do seu diploma no término do curso.

Conheça alguns diferenciais do EAD na UNiFCV:

  • nosso sistema virtual de ensino conta com tecnologia de ponta, que oferece a melhor experiência educacional;
  • as aulas são 100% online;
  • contamos com professores e tutores especializados nas disciplinas ministradas;
  • mais 300 cursos nas diferentes áreas do saber;
  • conceito institucional nota 4 (escala de 1 a 5) no MEC;
  • qualidade comprovada;
  • polos presentes em todos os estados brasileiros.

Prezamos por uma Educação Jovem para Jovens Transformarem o Mundo. Estamos em sintonia com as demandas do mercado de trabalho, a fim de preparar profissionais competentes, inovadores e criativos.

Navegue pelo nosso site e conheça todas as vantagens de estudar na UniFCV!

Suélen Dominguês

Formada em Letras Português / Inglês. Mestre em Literatura. Professora. Redatora. Revisora. Escritora.