You are currently viewing 5 dicas para ser relevante no Linkedin

5 dicas para ser relevante no Linkedin

Cada vez mais o velho ato de sair de porta em porta distribuindo currículo tem ficado para trás. Hoje em dia a tecnologia da informação nos ajuda de uma maneira sem precedentes! Entre as ferramentas mais populares para procurar por um novo emprego, ou então ficar de olho em algumas dicas de carreira, é o Linkedin. As vagas de emprego, os cursos, o networking o benchmark… tudo isso num lugar só, tornando da rede uma das indispensáveis para sua carreira.

Contudo não basta ter um perfil e, esporadicamente, colocar uma foto, projeto ou mensagem. O Linkedin demanda dedicação e um cuidado especial, queira ou não, é o seu cartão de visitas para o mercado de trabalho. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de como otimizar sua rede para ela tornar-se irresistível para os recrutadores!

1 – De olho na aparência

A primeira impressão é a que fica e nós somos seres visuais que buscam encontrar outras faces humanas. Por isso, dê uma atenção especial para o visual que você usa ao se apresentar para o mundo.

Tente contar um pouco sobre você, talvez uma foto trabalhando ou com alguma ferramenta que você usa diariamente. Tome cuidado com o fundo, ele não pode chamar mais atenção que você. Capriche no figurino e faça o seu sorriso mais simpático!

Pode parecer algo chato ter que ficar posando e testando, mas não subestime o poder da foto de perfil e capa. No universo digital elas valem muito.

2 – Seja expansivo

O networking não vai acontecer sozinho, você precisa criá-lo! Adicione várias pessoas a sua rede de contatos. Não conhece? Não importa! O negócio aqui é ser visto e, principalmente, ver pessoas interessantes. A preferência é adicionar pessoas da sua área, ou então áreas que te interessam.

O bom de se cercar de profissionais com atuação parecida com a sua é, além de ser visto, ter contato com trabalhos que podem servir de inspiração para você, dicas de profissionais, além de manter a sua rede quente e movimentada.

3 – Faça parte de grupos

Está com vergonha de chegar adicionando o pessoal na cara dura? Então comece mais tranquilo, entre em grupos da rede. Ali você vai poder interagir sem um contato direto, conhecerá melhor as pessoas e, quando estiver mais seguro, poderá adicioná-las.

Claro que não é só isso, nos grupos, dependendo do propósito deles, você poderá submeter trabalhos e projetos e pedir o olhar profissional das pessoas envolvidas no grupo e assim receber aquele feedback da sua ideia.

4 – Conheça a sua comunidade

Fique de olho nas pessoas que te seguem. A atuação delas é da sua área? Então invista em criar conteúdo sobre esse assunto! O Linkedin é para se mostrar mesmo, compartilhar as ações que você aplicou na empresa, ideias que teve, criações, textos, histórias. Seja você também um produtor de conteúdos relevantes, como os que te inspiram na rede social.

5 – Não abandone a rede assim que você arrumar um emprego

Tente sempre acessar o Linkedin, você não precisa estar procurando emprego para usar a rede. Como dito no tópico anterior, você pode investir na criação de conteúdo e no marketing pessoal, mas LEMBRE-SE, não esqueça de manter a rede atualizada. Mudou de emprego? Atualize no perfil. Subiu de cargo? Atualize. Fez um curso novo? Atualize! O uso recorrente da rede vai ajudar bastante a te manter em relevância.

Mesmo que esteja feliz no seu emprego essa atualização constante mostra dedicação da sua parte, fora que né… Nunca se sabe, vai que aquela empresa dos seus sonhos está procurando você e só não sabe ainda?

Recrutadores de RH vivem de olho no Linkedin, e como já falamos, é a sua imagem, o seu cartão de visita para o mundo, então cuide bem dele.

Quer aprender mais dicas sobre Linkedin, outras redes sociais e sua imagem pessoal? Então invista em um curso de Marketing digital! A UniFCV tem uma pós-graduação perfeita para você de E-commerce e Marketing Digital bem como uma graduação de Marketing, ótima para dar o pontapé inicial no futuro.